Cultura & Lazer Titulo
Nélida Piñon recebe o Príncipe das Astúrias de Letras
Da AFP
15/06/2005 | 10:56
Compartilhar notícia


A escritora brasileira Nélida Piñon recebeu nesta quarta-feira o prêmio Príncipe das Astúrias de Letras, o primeiro de 2005 concedido a um latino-americano.

Ao anunciar sua decisão, o júri presidido por Víctor García de la Concha, diretor da Real Academia Espanhola da Língua, afirmou que Nélida tem sido "aclamada pela crítica como a voz mais destacada da literatura brasileira e transportou ao âmbito universal a complexa realidade da Ibero-América".

"Sua obra, publicada em mais de 20 países e traduzida para dez idiomas, possui uma prosa rica em registros, que incorpora com extraordinário brilhantismo as distintas tradições e raízes culturais do continente latino-americano", explica o júri.

Nélida Piñon, que já recebeu vários prêmios literários e homenagens universitárias, foi eleita entre 31 candidaturas procedentes do Canadá, Estados Unidos, Holanda, Hungria, Índia, Israel, Kuwait, México, Noruega, Peru, Portugal, República Dominicana, Reino Unido, Suécia e Espanha.

A escritora, nascida no Rio de Janeiro em 1937, foi criada em uma família de origem galega. Formou-se em Jornalismo na Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e ampliou seus estudos na Universidade de Colúmbia, Estados Unidos, país no qual atuou como professora universitária. Também exerceu a docência em universidades da França, Espanha e Peru.

Sua primeira consagração literária aconteceu em 1961, com o romance "Guia-mapa de Gabriel Arcanjo". Depois escreveu obras destacadas como "Tempo das frutas" (1966), "Fundador" (1969), "A Casa da Paixão" (1972), "Sala de Armas" (1973), "Tebas do meu coração" (1974), "A força do destino" (1977), "A República dos sonhos" (1984), "O Presumível Coração da América" (2002) e "Vozes do Deserto" (2004), entre outros.

Desde 1989, Nélida Piñon integra a Academia Brasileira de Letras, que presidiu entre 1996 e 1997, sendo a primeira mulher a presidir uma academia literária nacional.

Doutora honoris causa em universidades da França, Canadá e Espanha, Nélida Piñon já recebeu destacados prêmios literários como o Juan Rulfo, o Ibero-Americano de Narrativa Jorge Isaacs e o da Associação de Críticos de Arte do Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;