Economia Titulo
BC e Tesouro vao retirar títulos públicos do mercado
Do Diário do Grande ABC
01/11/1999 | 16:05
Compartilhar notícia


O Banco Central e o Tesouro Nacional anunciarao na próxima quinta-feira a exclusao gradual de um grande número de títulos públicos existentes no mercado. A medida faz parte de um conjunto de iniciativas para estimular o mercado de títulos no país.

O diretor de Política Monetária do BC, Luís Fernando Figueiredo, disse nesta segunda que a intençao é reduzir o número de papéis ao longo do tempo e aumentar a concentraçao de vencimentos de determinados papéis. Atualmente, segundo Figueiredo, há mais de 200 títulos diferentes no mercado. "Hoje, com tantos títulos diferentes e a pequena concentraçao de vencimentos, há pouca liquidez no mercado e isso se traduz em prêmios maiores", disse Figueiredo. A princípio, o governo vai aumentar a concentraçao de vencimentos nos papéis típicos de hedge, como os prefixados e cambiais.

Outra medida que será anunciada na quinta-feira pelo Banco Central, segundo Figueiredo, é a criaçao de leiloes com oferta firme. Figueiredo explica que o BC pedirá ofertas para um determinado papel, avaliará as propostas e só entao decidirá se fará ou nao a emissao. "Se for feita a emissao, haverá a garantia de colocaçao dos papéis, e nós poderemos usar isso para construir uma curva para a taxa de juros", disse o diretor do BC.

O Banco Central e o Tesouro Nacional pretendem aumentar a transparência do mercado de títulos para estimular o crescimento das negociaçoes. Uma das medidas de transparência que serao anunciadas na quinta é a divulgaçao de uma agenda mensal pelo Tesouro. "O objetivo é antecipar ao mercado o cronograma de emissoes com mais prazo", disse. Além disso, Figueiredo antecipou que o BC dará incentivos para que o mercado encontre uma fórmula para negociar esses papéis de forma transparente. "O mercado é que irá definir onde irá negociar, se em uma ou duas telas, mas o BC nao vai intervir além de dar condiçoes", disse o diretor.

O BC e o Tesouro anunciarao ainda uma série de medidas para o mercado secundário de títulos. Uma dessas medidas será a autorizaçao para a negociaçao a termo de títulos, antecipou o diretor de Política Monetária do BC.

Além disso, será permitido aos bancos ter posiçoes vendidas de títulos. "É o que se chama de compromissada reversa, combinada com uma venda definida", disse Figueiredo. "E o próprio governo também fará leilao de compromissada reversa". Outra medida muda a relaçao entre o BC e os dealers. Segundo Figueiredo, os dealers passarao a ser obrigados a negociar alguns títulos no mercado secundário. "Eles serao obrigados a abrir preço para fomentar as negociaçoes nesse mercado", afirmou o diretor.

Figueiredo disse ainda que nem todas as mudanças serao implementadas ao mesmo tempo. Segundo ele, algumas serao imediatas e outras entrarao em vigor ao longo do tempo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;