Setecidades Titulo
Desafio é usado para avaliação interna
Vanessa Fajardo
Do Diário do Grande ABC
05/09/2008 | 07:21
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


As duas escolas estaduais do bairro Demarchi, em São Bernardo, que receberam o Desafio de Redação na última quinta-feira pretendem utilizar o concurso como avaliação interna. O evento é uma parceria do Diário com a USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul).

A vice-diretora da EE Adail Luiz Miller, Geania Cely de Oliveira, contou que os professores recolheram os rascunhos dos alunos para análise e correção dos textos. "Este é o critério que adotamos para todos os instrumentos que chegam na escola. Dessa forma, conseguimos medir se os objetivos são cumpridos e metas superadas."

Aluno do 3º ano do Ensino Médio, Elvis Bueno Mota, 17 anos, acredita que com o concurso seja possível avaliar a qualidade de ensino nas escolas participantes. "Além do mais, tenho a chance de concorrer a uma bolsa de estudos." Como trabalha num restaurante no centro da cidade que fornece comida aos moradores de rua, Mota se inspirou na própria história para escrever sua redação. O tema proposto ao Ensino Fundamental é Amizade na Rua.

Na EE Maria Regina Demarchi Fanani, o professor de português Fernando Barbosa frisou que a redação possibilita a avaliação interna. "É o tipo de iniciativa que deveria ter sempre porque estimula o jovem a escrever."

Para Laryssa Maria Cruz Leite, 15, do 1º ano, refletir sobre o tema foi importante. "Além do mais a redação vai valer alguns pontos para a matéria de português."

Na EE Cynira Pires dos Santos, os alunos da 8ª série Patrícia Ferrante Draghi, Camila de Oliveira Assis e Raphael Terrabuio, todos com 14 anos, mostraram que são fortes concorrentes aos prêmios. Raphael fez uma dissertação dizendo que o computador não é mais apenas uma ferramenta de trabalho, e sim opção de diversão. "Sou tímido para falar e gosto mais de me expressar pela escrita. Por isso, adquiri gosto e escrevo até para mim mesmo." Camila também lembrou que se sente bem em dizer o que pensa com as próprias palavras. "Minha redação é sobre o perigo dos amigos virtuais." Já Patrícia fez uma dissertação na mesma linha de raciocínio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;