Economia Titulo
Caio Koch-Weser desiste da candidatura à direçao do FMI
Do Diário do Grande ABC
07/03/2000 | 14:11
Compartilhar notícia


O candidato europeu à direçao do Fundo Monetário Internacional (FMI), o alemao Caio Kock-Weser, anunciou nesta terça-feira que renunciava à candidatura, depois de uma dura disputa entre Estados Unidos e Europa sobre seu nome.

Imediatamente surgiu o nome de outro candidato alemao, o presidente do Banco Europeu de Desenvolvimento (BERD), Horst Koehler, que anunciou em Londres que aceitava o pedido do chanceler germânico, Gerhard Schroeder, para se apresentar ao cargo.

``É urgentemente necessário nomear um sucessor de Michel Camdessus na direçao geral do FMI que possa exercer as funçoes com amplo apoio dos países membros do FMI', declarou Koch-Weser, secretário de Estado alemao de Finanças, em comunicado divulgado por seu próprio ministério.

``Recebi um notável apoio a minha candidatura, mas nao foi o suficiente tendo em conta a importância e o significado deste cargo', acrescentou.

``Para deixar caminho livre na busca de outro candidato que possa ser apoiado por todos os Estados membros do FMI, solicitei ao chanceler permissao para retirar minha candidatura, com todo o respeito que merece a funçao'.

No comunicado enviado por fax pelo ministério se soma uma carta enviada por Koch-Weser ao chanceler alemao Gerhard Schreder datada de 4 de março.

Na competiçao para ocupar a direçao geral do Fundo prossegue alta a cotaçao de dois candidatos: Stanley Fischer, um americano que ocupa o cargo de diretor geral do Fundo de forma interina, apoiado oficialmente por um grupo de países africanos, e o japonês Eisuke Sakakibara, ex-vice-ministro das Relaçoes Internacionais.

Os Estados Unidos se opunham à candidatura de Kock-Weser, alegando que precisavam de alguém com mais experiência.

Novo candidato - Pouco depois do anúncio de Koch-Weser, o alemao Horst Koehler, presidente do Banco Europeu para a Reconstruçao e o Desenvolvimento (BERD), confirmou em um comunicado que o chanceler Gerhard Schroeder lhe pediu para que se apresente como candidato à direçao do Fundo Monetário Internacional (FMI).

``É certo que o chanceler alemao Gerhard Schroeder me perguntou, por telefone, se eu estava disponível para o cargo de diretor geral do FMI', declarou Koehler, em um comunicado difundido em Londres, onde fica a sede do BERD.

``Em minha resposta, enfatizei que minhas atuais responsabilidades no BERD sao muito importantes e que gosto do trabalho. No entanto, se uma ampla maioria de acionários (do BERD) estiver de acordo que sou necessário na liderança do FMI, entao nao rejeitarei tal proposta'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;