Internacional Titulo
Refém seqüestrada por assassino de juiz vira heroína nos EUA
Da AFP
15/03/2005 | 17:48
Compartilhar notícia


Ashley Smith, uma camareira de 26 anos, viúva e mãe solteira de uma menina de cinco anos, adquiriu nesta semana o status de heroína nacional nos Estados Unidos, devido ao sangue frio demonstrado ao ser seqüestrada por Brian Nichols, 33 anos, um assassino em fuga, o qual conseguiu acalmar falando em Deus. "Ele me disse que acreditava que eu era um anjo enviado por Deus", disse a jovem, que ganhou a confiança do agressor durante as sete horas que o seqüestro durou.

A camareira convenceu o assassino a se render quando era perseguido por toda a Polícia de Atlanta, depois de matar quatro pessoas. Desde domingo, a história desta mulher loura de olhos verdes, foi amplamente divulgada pelas redes de tevê nacionais. Sua força interior, sua fé e compaixão diante do seqüestrador, um atleta de 95 quilos e 1,86 m de altura, causaram grande comoção no país. "Eu conversei com ele, busquei ganhar sua confiança. Eu queria ver minha filha. Isso era realmente importante. Também queria que ele não machucasse mais ninguém", disse a jovem.

Brian Nichols entrou na casa de Smith, um apartamento dos subúrbios de Atlanta (Georgia, sudeste) às 02h00 am (04h00 de Brasília) e a ameaçou com a arma que roubou de um policial assassinado por ele em um tribunal da cidade na sexta-feira. Ashley permitiu que Brian tomasse banho, emprestou-lhe roupas limpas e até preparou panquecas para o seqüestrador. "Temia que ele continuasse matando pessoas", contou a camareira. "Eu disse que não queria mais mortes", acrescentou.

Para acalmar o invasor, a moça começou a ler trechos do seu livro de cabeceira, ‘Seja o protagonista da sua vida’, escrito por um pregador californiano de muito sucesso, Rick Warren. Foi neste momento que começou a conquistar a confiança do seqüestrador. "Eu lia um parágrafo e ele me pedi para reler. Perguntei qual era seu objetivo de vida. Que qualidades tinha recebido", conta Ashley. "Ele respondeu que estava perdido e que Deus o havia enviado a mim para que lhe disse que fez mal a muita gente", explicou.

"Também questionei porque havia me escolhido, pois meu marido morreu há quatro anos. Disse-lhe que se me machucasse, minha filha não teria pai nem mãe", afirmou. "Ele precisava de esperança em sua vida. Disse-me que já estava morto. Disse-me: 'olhe nos meus olhos, eu já estou morto'", contou.

A jovem teria respondido que ele não estava morto, pois estava na sua frente, que a escolha estava nas suas mãos. Ashley finalmente convenceu Brian a deixá-la sair para ver a filha, que se encontrava a alguns quilômetros dali. No percurso, Ashley ligou para o 911 de seu celular e avisou a polícia. Quando se viu cercado, Brian não ofereceu resistência.

A espetacular fuga de Nichols, que matou quatro pessoas no caminho, incluindo o juiz encarregado do caso em que era acusado de violar uma ex-namorada, foi acompanhada passo-a-passo pelas redes de televisão americanas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;