Cultura & Lazer Titulo Filarmônica
Harmonia e delicadeza
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
09/11/2011 | 07:06
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A são-bernardense Orquestra Filarmônica Vera Cruz, sob a batuta de Júlio Medaglia, faz dois concertos nesta semana. Hoje à noite no Teatro Lauro Gomes, e no domingo, pela manhã, no Parque Chácara Silvestre.


Na apresentação do dia, como solista convidado para a execução do 'Concerto nº 5' em lá maior para violino e orquestra', de Mozart, o jovem violinista Rodrigo Monteiro.

Em 2006, aos 19 anos, o músico foi coroado com o Prêmio Eleazar de Carvalho, no Festival de Inverno de Campos do Jordão, e no programa Prelúdio, da TV Cultura - conduzido então por Medaglia. Monteiro especializou-se na França em 2007, sendo nomeado, posteriormente, concertino da Orquestra do Conservatório de Paris.

Pepita da noite, o 'Concerto nº 5' é uma elegia ao violino. Explorando todas as possibilidades do instrumento através das mãos do solista, a peça não exclui uma rica instrumentação orquestral, com viola, oboés, trompas e contrabaixo. Com três movimentos, a obra tem cerca de 30 minutos.

"Já apresentamos grandes clássicos sinfônicos, obras mais agressivas. Agora, nesta noite, vamos nos dedicar à delicadeza da música clássica", conta o maestro.

"A obra de Mozart é um concerto delicado, difícil. Ele é um dos compositores que escreveram bem para tudo, a orquestra não faz pano de fundo para o solista", completa.

Para completar a programação, a Filarmônica toca Beethoven e Schubert.

Na entrada, a formação faz barulho com a abertura 'Coriolano', de Beethoven. Com sete minutos, considerada cavalo de batalha das associações sinfônicas, a composição exige a força dos trompetes, trompas e tímpanos para contar história trágica escrita pelo poeta austríaco Heinrich-Joseph von Collin.

Depois de Mozart, é a vez da 'Sinfonia Inacabada', de Schubert. O compositor morreu antes de terminá-la, de forma que ela ficou com apenas dois movimentos. Irretocáveis e impossível de terminar, conforme demonstram as tentativas frustradas de muitos compositores. O tema mescla delicadas e suaves passagens com cortes bruscos, trágicos.

DOMINGO NO PARQUE
Com a apresentação de domingo, no Parque Chácara Silvestre, a Filarmônica leva ao palco uma gama de temas populares para agradar público diverso. Com temas de 'Guerra nas Estrelas' e 'Viagem ao Centro da Terra', a Orquestra ainda dedicará seus instrumentos a clássicos chorinhos, principalmente os de Ernesto Nazareth, e a homenagem a Luiz Gonzaga, cujo centenário de nascimento será celebrado no ano que vem.

Possivelmente, segundo o maestro, o cantor e vice-prefeito de São Bernardo, Frank Aguiar, acompanhará o grupo na hora da execução de 'A Vida do Viajante'.

Orquestra Filarmônica Vera Cruz - Concerto. No Teatro Lauro Gomes - Rua Helena Jacquey, 171, São Bernardo. Tel.: 4368-3483 Hoje, às 20h. Na Chácara Silvestre - Avenida Wallace Simonsen, 1.800, São Bernardo. Tel.: 4337-7363. Domingo, às 11. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;