Internacional Titulo
Unita afirma controlar 50% da exploraçao de diamante na Angola
Do Diário do Grande ABC
27/10/2000 | 13:38
Compartilhar notícia


A Uniao Nacional pela Independência Total da Angola (Unita) controla atualmente 50% da exploraçao de diamantes da Angola, declarou nesta sexta-feira o secretário-geral do movimento, Paulo Lukamba Gato, numa entrevista ao jornal português Público.

Esta fonte de financiamento permite à Unita manter suas estruturas política e militar espalhadas pelo país, com forças armadas superiores a 100 mil homens, segundo o secretário-geral. Isto inclui uma guarda republicana para defender suas provínciais dos grupos de guerrilha dispersados ou organizados e das unidades militares do governo.

As forças do governo (entre 100 mil e 120 mil homens), ``estao prestes a perder posiçoes importantes e ficar totalmente cercadas no centro do país (Andulo, Bailundo, Mungo e N'Harea)', segundo Paulo Lukamba Gato.

O governo de Luanda anunciou recentemente que as Forças Armadas Angolanas (FAA) conseguiram retirar os rebeldes da Unita de algumas zonas de extraçao mineral.

Luanda lançou uma ofensiva contra a rebeliao depois setembro de 1998. As operaçoes continuam principalmente na regiao oriental, rica em minerais, na fornteira com a Zâmbia e o Congo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;