Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 22 de Agosto

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Tecnologia

tecnologia@dgabc.com.br | 4435-8301


Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

App Number Finder engana usuários, diz Avast

Da Redação

18/07/2019 | 10:18


Por Nikolaos Chrysaidos*

Pesquisadores da Avast alertam usuários de telefones Android sobre um aplicativo chamado Number Finder, publicado pelo desenvolvedor POZTechnology. De acordo com a equipe da empresa de segurança, o programa é, na realidade, um golpe de assinatura.

Leia mais
10 truques do Instagram para você se tornar um expert na rede social
Descubra quais são as fotos mais curtidas no Instagram
Qual a primeira foto no Instagram das celebridades?

Este app parece ser um aplicativo popular para dispositivo móvel, o qual afirma revelar identidades de chamadas telefônicas desconhecidas. O Number Finder foi baixado mais de um milhão de vezes, enquanto downloads coletivos dos aplicativos do desenvolvedor chegam a mais de 11 milhões.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Depois de baixar e abrir o Number Finder, o aplicativo oferece ao usuário uma assinatura mensal para a qual as informações de pagamento são necessárias já na primeira página. O app também costuma, como alternativa, pedir que o internauta feche a janela e insira um número – nesse caso, o programinha informará que corresponder a um indivíduo X e que o usuário saberá quem é se comprar a assinatura.

Caso seja inserido um número para testar isso, seja válido ou falso, o Number Finder sempre exibirá a mensagem “Uma pessoa está conectada com esse número”, na tentativa de convencer o usuário a assinar o serviço e pagar a taxa de mensalidade para descobrir de quem é o número.

Ao testar a confiabilidade de Number Finder, os pesquisadores da Avast inseriram um número falso: (+1) 63 66666666 e receberam a mesma mensagem fraudulenta. O app falha ao checar se um número corresponde com um identificador de chamadas, apesar do aviso dizer o contrário. O aplicativo não tem outra funcionalidade para oferecer ao assinante.

A Avast reportou o problema para a equipe anti-malware da Google. Para pessoas que já baixaram o Number Finder, a Avast recomenda que cancelem a assinatura e desinstalem o aplicativo imediatamente. Para evitar ser vítima de fraudes como essa, a empresa de produtos de segurança digital recomenda que os usuários sempre verifiquem as avaliações e classificações dos aplicativos na Google Play e na App Store da Apple, antes de fazer o download deles.

*Nikolaos Chrysaidos é head de Ameaças em Dispositivos Móveis & Segurança da Avast

 
 

<
>

Ao acessar você concorda com a nossa Política de Privacidade.


Para continuar, faça o seu login:


  • Aceito receber novidades e ofertas do Diário do Grande ABC e parceiros por
    correio eletrônico, mala direta, SMS ou outros meios de comunicação.


Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada:

Veja como ter acesso a todo o conteúdo de forma ilimitada:

Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;