Economia Titulo
Importante construtora alema declara falência
Do Diário do Grande ABC
23/11/1999 | 15:38
Compartilhar notícia


A segunda mais importante construtora da Alemanha, Philipp Holzmann AG, declarou falência nesta terça-feira, depois que seus diretores e credores assim decidiram em um plano de resgate avaliado em 3 bilhoes de marcos (US$ 1,6 bilhao), apesar das pressoes do chanceler Gerhard Schroeder.

Mas, o chanceler insistiu em que se reunirá nesta terça-feira, em Frankfurt, com os credores em uma ``última tentativa' de salvar a empresa.

Depois de se encontrar com o dirigente do sindicato de construçao e um dirigente sindical da Holzmann, Schroeder disse que o governo federal ``apelará a soluçoes criativas' para ajudar a salvar a firma, embora nao tenha dado detalhes.

O chanceler disse que a diferença de financiamento informada pelos diretores da Holzmann era relativamente reduzida e exortou os bancos a acertá-la. ``É viável', afirmou Schroeder, acrescentando que nao havia planos imediatos de fornecer ajuda oficial.

Uma fonte judicial em Frankfurt disse que o pedido falência foi apresentado nesta manha, horas depois do fracasso das conversaçoes de última hora.

Schroeder tinha despachado à noite um enviado à reuniao em Frankfurt, na esperança de uma soluçao para salvar os 18 mil empregos da Holzmann, assim como as dezenas de milhares que ela cria indiretamente.

O governador de Hesse, Roland Koch, que convocou as reunioes de emergência, disse que os bancos concordaram em liberar um crédito de emergência de uns 759 milhoes de marcos (US$ 400 milhoes) para manter provisoriamente em funcionamento a empresa, com sede em Hesse.

Acredita-se que prosseguirao os trabalhos nas 1.200 obras da Holzmann em todo o país enquanto um administrador independente assumirá as operaçoes da empresa. Schroeder e outros interessados sugeriram a formaçao de um consórcio para garantir o maior número possível de empregos durante a reorganizaçao da empresa.

As açoes da Holzmann, que no mês passado completou 150 anos, caíram mais de 90% em Frankfurt, nesta terça-feira, após seis dias sem negociaçoes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;