Cultura & Lazer Titulo
Obras inéditas de Francis Bacon serão leiloadas
Das Agências
21/03/2007 | 18:15
Compartilhar notícia


Uma série inédita de retratos, desenhos, documentos e fotografias do artista britânico Francis Bacon (1909-1992), resgatada pelo eletricista do pintor, será leiloada em 24 de abril na Inglaterra.

Segundo a agência Ansa, a série com 45 objetos inclui retratos - alguns deles mutilados -, fotografias, documentos e cartas particulares do artista anglo-irlandês. As obras deveriam ter sido jogadas no lixo há 30 anos pelo artista, mas Mac Robertson, eletricista de Bacon, pediu para guardá-las.

"Eu estava no lugar certo no momento certo. Não tinha idéia do que Bacon ia jogar no lixo e nem mesmo imaginei que no futuro iam valer uma fortuna", declarou Robertson.

No mês passado, uma pintura de Bacon sobre o papa Inocêncio X foi leiloada pela Christie's por US$ 28 milhões. Por sua vez, "Study for Portrait II" (1956) foi vendida em novembro pela Sotherby's em Nova York por US$ 20 milhões.

O leilão será na casa Send de Surrey, no sul da Inglaterra, durante a semana do 15º aniversário de morte do artista.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;