Cultura & Lazer Titulo
Tintim chega aos 70 anos conquistando novos fas
Rení Tognoni
Com Agências
09/01/1999 | 16:55
Compartilhar notícia


 

Em 10 de janeiro de 1929, o jovem repórter Tintim partia para sua primeira aventura na entao Uniao Soviética. Foi com essa história, editada em preto-e-branco e publicada na revista católica belga Le Petit Vingtième, que o desenhista Hergé deu vida ao personagem que se tornaria, mais tarde, um astro dos quadrinhos europeus, responsável por uma verdadeira febre.  Tintim completa hoje 70 anos de existência. Sua primeira história, intitulada Au pays des soviets, foi escrita quando o belga Hergé (cujo nome original é Georges Remi) tinha apenas 21 anos e trabalhava como redator-chefe, diagramador, roteirista e desenhista da revista católica.  Nela, Hergé contava as peripécias do jornalista entre os "malvados bolcheviques", retratados como mentirosos, arbitrários, autoritários e bobos. O álbum, no entanto, foi desautorizado pelo próprio autor alguns anos mais tarde, por considerá-lo "graficamente limitado e politicamente sectário".  

 Para comemorar os 70 anos do repórter, a editora belga Casterman está lançando uma ediçao fac-símile do álbum original (ver reportagem abaixo).   

No Brasil, os aficionados por Tintim têm como opçao uma série de desenhos e aventuras que a Cartoon Network (canal disponível em todas as operadoras de TV a cabo) exibe durante o mês de janeiro. Hoje, das 14h às 18h, será mostrado o longa-metragem Tintim e o caso girassol. Durante a semana, diariamente das 17h30 às 18h, o canal também transmite As aventuras de Tintim.   No próximo domingo (dia 17), será exibido o longa Tintim e o lago dos tubaroes, e, no dia 24, Tintim e os prisioneiros do sol.  O traço do personagem belga começou a se tornar mais elaborado somente a partir da década de 30, quando foram lançados os álbuns Tintim no Congo e Tintim na América. Também nesse período, Hergé (que morreu em 1983 de leucemia) passou a enriquecer suas histórias com uma série de divertidos personagens, como Milu (o caozinho inseparável de Tintim), os irmaos Dupond e Dupont, o capitao Haddock, o sábio professor Tournesol, o fiel mordomo Nestor e a cantora lírica Castafiore.  As aventuras de Tintim foram traduzidas para 58 idiomas e, atualmente, sao vendidos em todo o mundo cerca de 3 milhoes de exemplares por ano. A mania de Tintim também já chegou ao mercado da arte, onde seus desenhos originais sao vendidos a preços altíssimos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;