Esportes Titulo
Determinação e talento mudam vida de garoto de S.Caetano
Gabriela Araújo
Especial para o Diário
06/11/2005 | 08:54
Compartilhar notícia


Entre os quase 300 alunos da Agith (Associação de Ginástica Di Thiene), em São Caetano, um se destaca dos demais. Ajudando os colegas ou apenas fazendo os movimentos pedidos pelo treinador, a força, dedicação e vontade de melhorar a cada exercício fizeram do pequeno Victor Amadeu Soares, 10 anos, o campeão estadual pré-in-fantil de ginástica olímpica.

Victor está na Agith há três anos e mora na Associação Lar Escola Irmão Alexandre, que cuida de menores carentes assistidos em regime de internato, em São Caetano. Na casa ele convive com outras crianças que o consideram um ídolo. “Eles não falam diretamente para mim, mas falam para os outros que queriam ser como eu”, diz, envergonhado, o ídolo mirim.

E não é exagero do ginasta. O técnico Marcos Suzarte Goto, que acompanha Victor desde o início dos treinamentos, reforça a afirmação. “Dedicado, inteligente, disciplinado. O Victor tem as qualidades de um atleta de alto nível.”

O garoto foi levado até a Agith por uma assistente social que percebeu seu potencial. “Antes de treinar aqui eu já ficava fazendo abertura de perna lá no Lar e a tia Lucilene (assistente social) achou uma boa idéia me trazer para cá.”

Os treinamentos de três horas diárias estão moldando um verdadeiro campeão. “A evolução dele é perceptível. Ele é dedicado e faz parte da nova geração de ginastas da cidade”, diz o técnico que, além de treinador, detém a guarda provisória de Victor para que o garoto possa acompanhar a equipe nas viagens, ou mesmo se divertir ao lado de sua família durante os fins de semana.

“O trabalho do Lar é excepcional, eles fazem várias atividades com as crianças, mas a gente sabe que conviver com uma família é diferente. Então aos fins de semana ele vai lá para casa, brincar com meus filhos”, fala Marcos.

A relação familiar não influencia o treinamento de Victor. “O Marcos é muito exigente. Tem que exigir mesmo para a gente melhorar, né?”, indaga o pequeno com a certeza de que as “broncas” do técnico são cercadas de boas intenções. “Eu gosto muito do Marcos, ele me ajuda bastante, cuida de mim, é um paizão.”

Resultados – Todo o treinamento e a dedicação já renderam a medalha de ouro no Campeonato Paulista Pré-infantil de Ginástica Olímpica, primeiro que o menino participou. O desafio agora será o Campeonato Brasileiro, disputado com grandes equipes de São Paulo, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Santa Catarina. “Estou ansioso para andar de avião e para competir também”, assume o pequeno campeão, que nunca fez uma viagem longa de avião.

Junto de seus colegas de equipe, Victor segue para Porto Alegre com boas chances de vencer. Os alunos da Agith já faturaram em 2005 a Copa São Paulo infantil e juvenil, os Jogos Regionais da Praia Grande e os Jogos Abertos em Botucatu, entre outros.

No futuro de Victor outras vitórias estão por vir. O atleta quer fazer parte da seleção e pensa também em se tornar professor de ginástica olímpica. “Quero um dia poder passar tudo o que eu aprendi para outras pessoas e ver muitos ginastas famosos na seleção.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;