Setecidades Titulo
Diretoria regional de saúde fica
Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
31/01/2007 | 23:41
Compartilhar notícia


A Secretaria de Estado da Saúde reafirmou nesta quarta-feira que o posto de distribuição de medicamentos da DIR 2 (Diretoria Regional de Saúde) de Santo André não será desativado. A nova garantia foi dada pelo Governo depois que pacientes que retiram medicamentos no local afirmaram ter ouvido de funcionários que o prédio seria integralmente desativado. O Diário já havia abordado o assunto em reportagem publicada no último dia 10.

Para a secretaria, os comentários não passam de boataria criada por funcionários comissionados – 290 no total em todo o Estado – que terão de deixar seus cargos até março. É que no final de dezembro o então governador Cláudio Lembo assinou decreto reestruturando o setor, o que resultou no corte dos cargos de direção de 23 diretorias regionais, que agora passam a se chamar DRSs (Departamentos Regionais de Saúde).

Com as mudanças, as atividades administrativas serão agrupadas por regiões metropolitanas. As da Grande São Paulo – Santo André, Osasco, Franco da Rocha e Mogi das Cruzes – ficarão concentradas na capital.

Nesta quarta-feira, a dona-de-casa Maria Emília Quintas Araújo, que é diabética, disse ter ouvido de funcionários do posto que o local será fechado. “Nem marcaram data para eu retirar os medicamentos no próximo mês (fevereiro)”, disse.

A reportagem voltou nesta quarta-feira à DIR 2 para checar a versão e, sem saber que falava com um repórter, uma funcionária do posto de distribuição disse que a diretoria será mesmo fechada, mas que a entrega dos remédios está garantida para o próximo mês.

Maria Emília também reclamou da distribuição fracionada, desde outubro, de insulina e fitas para exames de glicemia. O Estado alega que o fracionamento ocorre para controle de estoque, visto que às vezes os fornecedores atrasam a entrega.

Os medicamentos são comprados pela Prefeitura, que arca com 25% dos custos, e o Estado, que paga o restante. A Prefeitura informou que está com licitação em andamento para a aquisição de medicamentos e tiras reagentes para medição da glicemia.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;