Setecidades Titulo
Tema agrada participantes do Desafio
Vanessa Fajardo
Do Diário do Grande ABC
10/09/2008 | 07:14
Compartilhar notícia


Escrever sobre a Amizade na Rua, conforme propõe o Desafio de Redação deste ano, motivou os alunos da EE Wallace Cockrane Simonsen, em São Bernardo. Ontem, o projeto também passou por outras sete escolas estaduais e duas particulares do município.

Para a maioria dos participantes, abordar a temática amizade permitiu uma série de reflexões inéditas. "Participar do concurso foi interessante porque é possível desenvolver conhecimento e criar conceitos. Além do mais, o tema amizade é muito interessante, pois ela é a base de muitos relacionamentos", diz a aluna do 3º ano Daiany Ferreira da Silva Reis, 18 anos.

Na mesma sala, Raphael Dourado Gonçalves, 17, contou que durante o Desafio pensou sobre situações que ocorrem automaticamente no dia-a-dia, e que nunca antes tinha parado para pensar. Ele fez uma redação sobre a diferença em ter amigos e colegas. "Acredito que também tenha sido importante participar para perder o receio de concursos."

O Desafio de Redação é uma parceria entre o Diário e a USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) que vai premiar alunos de todo o Grande ABC. O autor do melhor texto do 3º ano do Ensino Médio receberá uma bolsa de estudos da USCS.

Os xarás Jonathan da Silva e Jonathan Willian Benetti, ambos com 17 anos, contam que além da chance de concorrer a uma bolsa de estudos, escrever sobre amizade também foi um estímulo à participação. Na redação intitulada Inicie por Você, Silva fez uma crítica às pessoas que não param nem para cumprimentar as outras nas ruas. "Um simples ‘bom dia' pode iniciar uma amizade, as pessoas deveriam estar mais abertas."

Já Benetti escreveu que a amizade significa compartilhar experiências e culturas diferentes. "O tema permite trabalhar o lado emocional da questão." Ele lembra que para muitos participantes, a única forma de cursar o Ensino Superior é por meio de uma bolsa de estudos.

PROGRAMAÇÃO
O Desafio de Redação volta hoje para Santo André, e será aplicado paralelamente em duas escolas estaduais de São Bernardo - EE Fausto Cardoso Figueira de Mello e EE Professor Pedra de Carvalho (veja tabela abaixo). A partir de amanhã, o concurso entra na reta final ao chegar nas instituições de Diadema.

Os vencedores serão anunciados no dia 8 de outubro, em cerimônia na USCS. Estudantes de seis categorias receberão bicicletas, TVs e computadores, além da bolsa de estudos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;