Cíntia Bortotto Titulo Carreira
Comunicação e liderança
Cíntia Bortotto
01/06/2019 | 07:22
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Ao assumir a liderança de uma equipe, o líder passa a ser o ‘elo’ entre o nível superior e seus subordinados. Então, é muito importante que os deixe informados sobre o que vem acontecendo em termos de projetos, estratégias e prioridades da empresa e da área. Sugere-se uma reunião semanal de acompanhamento dos trabalhos e de fala sobre as novidades do ponto de vista da empresa, prioridades e fatos ocorridos naquele período. E como cobrar? As pessoas precisam ver o líder como facilitador. Ele deve acompanhar os trabalhos da área porque pode facilitar muitos processos. O acompanhamento é a forma de estar sempre acordando prazos e qualidade.

Mas não deve ser aquele gestor que não oferece tempo para o subordinado fazer o que foi pedido e já vai logo perguntando se ele acabou. Ao delegar, deve-se perguntar quanto tempo precisa para fazer o trabalho, negociar. Se é um subordinado que ainda não tem muita experiência, deve-se pensar que terá de ter um tempo extra para entrega. Se o funcionário é mais experiente, o líder acaba gastando menos tempo na conferência, pois a pessoa já sabe conduzir o trabalho com mais autonomia.

Mas alguns conceitos, processos e cuidados na comunicação devem ser considerados no dia a dia de trabalho. Afinal, o que é comunicação? É a ação de transmitir uma mensagem e, eventualmente, receber outra mensagem como resposta.

Além de termos o emissor (aquele que codifica a mensagem, que anteriormente foi concebida) e o receptor (aquele que decodifica a mensagem e a interpreta), temos o canal, o processo de transmissão e recuperação da mensagem e inúmeras possibilidades de ruídos, desde ruídos que envolvem aspectos das pessoas envolvidas, como psicológicos, perceptual, fisiológica (exemplos: interesse no assunto, valores pessoais, capacidade de verbalização, capacidade de escuta, cultura, etnia etc.), como aspectos do ambiente (exemplo: barulho, movimentação das pessoas, qualidade da conexão etc). Também é possível termos problemas na mensagem: tipo de linguagem, sequência lógica, velocidade da emissão, enfim, para uma mensagem chegar de forma adequada do emissor ao receptor, tem-se uma jornada. É por isso que o feedback é tão importante, pois é a única maneira do emissor saber se a mensagem foi recebida de forma correta. Portanto, líder, atenção: a comunicação é essencial para seu sucesso.
 




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