Política Titulo
Semasa avalia qualidade de chorume do lixo
Isis Mastromano Correia
Do Diário do Grande ABC
12/05/2009 | 07:44
Compartilhar notícia


O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) tenta junto à Cetesb (Companhia Estadual de Tecnologia de Saneamento Ambiental) autorização para ampliar a área útil do aterro municipal em 6.000 metros quadrados. A capacidade de armazenamento do local será esgotada em 20 dias. Ontem, a agência ambiental do Estado não respondeu se emitirá parecer nesse período.

O Semasa deve divulgar nos próximos dias o resultado de um estudo que avalia a qualidade do chorume gerado pelo lixo depositado no aterro municipal. O monitoramento das condições do líquido produzido pela decomposição dos resíduos é importante para que o aterro consiga manter boas notas perante o governo do Estado.

Na mais recente avaliação da Cetesb, o aterro municipal de Santo André, que fica no bairro Cidade São Jorge, mesmo à beira do esgotamento da capacidade, tem conceito 9,3 em escala de notas que varia de zero a 10.

O chorume é um tipo de líquido resultado da decomposição do lixo e, se o sistema de revestimento do terreno for ineficaz ou a substância for dispensada diretamente no solo, pode contaminar tanto a área como as águas subterrâneas, rio e córregos.

No aterro público de Santo André, o sistema coletor de chorume é composto por drenos conectados e espalhados por todo o empreendimento. O maquinário é responsável por captar o efluente líquido do lixo. O chorume recolhido é então encaminhado para uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto).

Licitação - Além de avaliar o chorume, o Semasa abrirá licitação para escolher empresa responsável por transportar o líquido retirado do aterro.

A empresa vencedora deverá encaminhar em caminhões-tanque os efluentes até a ETE ABC da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

Na estação, o chorume é tratado até que sua qualidade fique semelhante a dos esgotos despejados nos rios e córregos.

A autarquia começou obras dentro do aterro para possibilitar o transporte do líquido gerado pelo lixo para tratamento.

De acordo com o Semasa, técnicos da companhia sobrevoaram ontem a área do aterro municipal a fim de realizar uma inspeção do terreno. O resultado da ação não foi divulgado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;