Esportes Titulo
Corinthians perde para Noroeste na estréia do Campeonato Paulista
Marcelo Monegato
Do Diário OnLine
11/01/2006 | 18:36
Compartilhar notícia


A zebra galopou 'livre, leve e solta' pela região de Bauru logo na primeira rodada do Campeonato Paulista 2006. Na tarde desta quarta-feira, o 'milionário' Corinthians, atual campeão Brasileiro, perdeu por 1 a 0 para o Noroeste, em jogo disputado no estádio Alfredo de Castilho. O único gol da partida – o primeiro do estadual – foi marcado aos 37 minutos do primeiro tempo, após um chute violento e cheio de efeito do atacante Luciano Santos.

Perder na primeiro rodada do Paulista começa a se tornar uma tradição para o clube do Parque São Jorge. Com o resultado negativo de hoje, o Timão completou três anos sem vencer na estréia do principal campeonato estadual do país. Em 2004, o Corinthians decepcionou a sua 'Fiel' torcida ao empatar por 2 a 2 com o Atlético de Sorocaba, em Sorocaba. Já em 2005, foi a vez do Mogi Mirim aprontar uma 'travessura' e vencer o alvinegro paulista por 2 a 1, dentro do Pacaembu.

Com o resultado, o Noroeste pula na frente do Campeonato paulista 2006 com três pontos ganhos. Já o Corinthians, que teve um gol de Marcelo Mattos anulado de maneira equivocada pelo árbitro Paulo César de Oliveira, não sai do zero. Na próxima rodada, o Timão busca a recuperação diante da Portuguesa Santista, domingo, às 18h10, no estádio do Pacaembu. O Norusca, por sua vez, viaja até São José do Rio Preto para encarar o América, domingo, às 17h, no estádio Teixeirão.

Bola Rolando – Quando a bola rolou no gramado do lotado estádio Alfredo de Castilho, na quente 'cidade sem limites', o técnico do Corinthians, Antonio Lopes, apresentou uma formação diferente em relação a que o torcedor viu o time ser campeão Brasileiro no ano passado. Ao invés do 'brasileiro' 4-4-2, o Timão utilizou o 'europeu' 3-5-2, com Betão, Wendell e Wescley formando o trio defensivo. Desta forma, Lopes pretendia liberar os laterais Gustavo Nery (esquerda) e Coelho (direita) ao ataque, já que além dos três zagueiros, o Corinthians tinha dois volantes no meio-campo: Marcelo Mattos e Rosinei.

No entanto, os planos de Lopes fracassaram depois que o Noroeste, melhor fisicamente e empurrado pela torcida, partiu para cima, com uma forte marcação no meio-campo. O Timão, sem manter a bola nos pés, não conseguia dar ao meia Carlos Alberto a oportunidade de criar jogadas de ataque para as conclusões de Nilmar e Carlitos Tevez – que desde que retornou de férias demonstrou publicamente o interesse em não jogar nas duas primeiras rodadas.

Quando acordou para o jogo, o Corinthians marcou o que 'poderia' ter sido o primeiro gol do Paulistão 2006. Aos 25 minutos, o volante Marcelo Mattos avançou com liberdade pela intermediário e mandou o petardo de fora da área. A bola foi no ângulo do goleiro Mauro (ex-Santos); bateu no travessão; pingou dentro do gol; bateu mais uma vez no travessão; e saiu. O árbitro Paulo César de Oliveira, mal auxiliado pelo bandeirinha, não deu no gol.

Doze minutos depois, o Noroeste, novamente melhor na partida, abriu o placar. Luciano Bebê, que rescindiu contrato com o próprio Corinthians na última semana para acertar sua permanência no Noroeste, dominou a bola na entrada da área e rolou para o atacante Luciano Santos. O camisa 11 do time vermelho e branco chutou de três dedos e mandou, com violência, a redonda no ângulo do jovem goleiro Marcelo, que ainda voou para tentar executar a defesa.

No intervalo, Antonio Lopes optou por 'rasgar' o esquema tático adotado nos 45 minutos iniciais e ousar. Ele sacou o zagueiro Wescley e promoveu a entrada do centroavante Rafael Moura – contratado junto ao Paysandu. Desta maneira, Lopes abriu Tevez pela esquerda e Nilmar pela direita e passou a atuar com três atacantes, três meias e quatro defensores. A alteração surtiu efeito e o Timão passou a pressionar. Porém, como o gol de empate não saía, as pernas dos jogadores alvinegros começaram a pesar. O time então partiu para o desespero e o Noroeste, firme na marcação, apenas tocava a bola e descia esporadicamente ao ataque.

Nos minutos finais, com o domínio do jogo, o Norusca mostrou experiência e administrou o ritmo. A torcida, empolgada com o resultado histórico para Bauru, passou a gritar "olé". O lateral da Seleção Brasileira Gustavo Nery, irritado com a situação do atual campeão Brasileiro, fez falta dura na entrada da área e acabou expulso, após tomar o segundo cartão amarelo. Fim de jogo: Noroeste 1 x 0 Corinthians.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;