Economia Titulo
Sony registra queda nos lucros
Do Diário do Grande ABC
28/04/2000 | 15:17
Compartilhar notícia


O conglomerado Sony, maior fabricante mundial de equipamentos eletrônicos, informou que o seu lucro líquido para o ano fiscal terminado em 31 de março voltou a diminuir pelo segundo ano consecutivo, refletindo a apreciaçao do iene e os custos relacionados ao lançamento do console de vídeo game PlayStation2. No ano fiscal de 1999, a Sony havia reportado o primeiro resultado líquido decrescente em cinco anos.

A empresa registrou um lucro líquido de 121,84 bilhoes de ienes no ano fiscal (US$ 1,14 bilhao), terminado em 31 de março de 2000, 31,9% menor do que os 179 bilhoes de ienes obtidos no ano fiscal anterior. Os números da empresa ficaram dentro da expectativa dos analistas, que previam um resultado entre 110 bilhoes de ienes e 130 bilhoes de ienes.

As vendas do grupo Sony foram de 6,687 trilhoes de ienes, o que correspondeu a uma queda de 1,7% em relaçao ao total de 6, 804 trilhoes, do ano fiscal anterior. Os resultados ficaram ligeiramente acima das previsoes recentes da Sony. Em abril de 1999, a empresa havia projetado um lucro líquido de 110 bilhoes de ienes, com vendas de 6,50 trilhoes de ienes, citando a apreciaçao do iene, a fraca demanda por produtos eletrônicos e os custos de lançamento do PlayStation2 como fatores que pressionariam o seu balanço.

As vendas de eletrônicos, que respondem pela maior parcela da receita da Sony, cresceram 1,1% para 4,720 trilhoes de ienes, enquanto o lucro operacional desse segmento caiu 9,5% para 118 63 bilhoes de ienes. As encomendas da primeira versao do console de vídeo game PlayStation caíram para 18,5 milhoes de unidades no ano fiscal terminado em 31 de março, de 21,6 milhoes no ano anterior, enquanto o enfraquecimento da demanda, provocado pelo lançamento da segunda versao do console de vídeo game, pressionou o preço unitário da versao original.

A Sony informou que vendeu 1,41 milhoes de unidades do PlayStation2, que foi lançado no mercado no dia 4 de março, até a data de fechamento de seu balanço de 99. Com dois terços de seu faturamento vindo dos mercados externos, a apreciaçao do iene afetou os números do grupo. No ano terminado em março, a cotaçao média do dólar foi de 110,6 ienes, abaixo dos 127 ienes do ano anterior. Excluindo o impacto da flutuaçao cambial, a Sony teria reportado um aumento de 9% em suas vendas e de 39% nos lucros operacionais. As açoes da Sony fecharam em queda de 0,56%, em 12.410 ienes, na Bolsa de Tóquio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;