Internacional Titulo
Rumsfeld diz que não consultou Israel sobre estratégias militares
Da AFP
09/12/2003 | 20:19
Compartilhar notícia


O secretário norte-americano de Defesa, Donald Rumsfeld, desmentiu nesta terça-feira que funcionários de seu departamento tenham consultado colegas israelenses para copiar algumas de suas táticas "anti-insurreição" no Iraque.

"Não que eu saiba", declarou rispidamente Rumsfeld, ao ser interrogado sobre o assunto durante uma entrevista coletiva à imprensa no Pentágono.

Rumsfeld perguntou em seguida ao dirigente do Estado-Maior Richard Myers se ele tinha algo a acrescentar sobre o tema, e Myers deu a mesma resposta que seu superior.

Rumsfeld alegou que o ministério americano de Defesa mantém diversos contatos com seus colegas de vários países no mundo, e que não podia determinar com certeza a existência de contatos entre uns e outros.

Vários jornais, entre eles o The New Yorker, afirmaram que forças especiais americanas no Iraque "trabalharam em cooperação estreita" com unidades de inteligência israelenses.

As autoridades americanas e israelenses teriam decidido manter o segredo sobre esta colaboração, segundo o jornalista de investigação Seymour Hersh.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;