Cultura & Lazer Titulo
Cartunista Crumb é destaque do festival na França
Do Diário do Grande ABC
01/02/2000 | 16:50
Compartilhar notícia


Embora tenha confirmado em Angoulême sua fama de Joao Gilberto dos comics, o esquisito que todos odeiam amar, o cartunista Robert Crumb foi certamente a figura central do festival. Nao só porque deu "cano" na noite de gala da mostra, mas porque o material editorial e fonográfico lançado aqui projeta definitivamente sua figura como a imagem completa de um artista. Discos, livros, biografias, novas aventuras de "Mr. Natural" e toda a sua mitologia vende como água.

"Talvez os Estados Unidos sejam um lugar de solidao e as pessoas nao se dêem conta disso", diz Crumb, sem muita convicçao teórica. "Os americanos apenas sentem que vivem numa espécie de vácuo, mas nao sabem por quê", diz um dos mais famosos americanos auto-exilados de seu país por absoluta incompatibilidade de gênios. "Eu tinha apenas 20 anos quando a fama chegou para mim e me obriguei a ser muito consciente, porque me tomaram como uma espécie de porta-voz da juventude", afirma Crumb. Ele crê que sua "politizaçao" - os embates com as feministas, com a hipocrisia e a política - se deu por uma contingência. "Ao mesmo tempo, a natureza psicótica, a coisa sexual do meu trabalho, se rebelava contra a necessidade de ser politicamente correto", afirma o cartunista, atualmente com 56 anos.

Mas Crumb nao é absolutamente um desses artistas primitivos, reféns de sua intuiçao. Ele demonstra saber exatamente por que faz e o que faz com seu trabalho. "Quando a gente chega a uma certa idade, passa a ver a vida pregressa como uma saga, dá proporçoes épicas à própria vida", diz ele. "Estou interessado em pintar esse grande quadro da vida, no que você aprendeu com ela e no que deixou de aprender".

Crumbmania - Um dos grandes objetos de culto da crumbmania que assola a França - entre todos os lançamentos - é o disco "That's I Call Sweet Music", que contém gravaçoes selecionadas pelo cartunista de sua coleçao de discos de 78 rotaçoes. Sao big bands dos anos 20, uma coleçao preciosista que ele começou a montar quando tinha apenas 15 anos. "Eu era um garoto esquisito com o passo fora da marcha do meu tempo", comenta. "Eu gostava de coisas velhas, me vestia com um fraque igual ao de Abraham Lincoln e amava aquela música de fundo dos anos 30, que animavam comédias como O Gordo e o Magro", lembra.

Robert Crumb nasceu na Filadélfia em agosto de 1943 e teve quatro irmaos: Sandra, Carol, Maxon e o genial Charles, que "roubou" a cena do irmao no premiado documentário biográfico "Crumb", de Terry Zwigoff. Charles matou-se logo após o filme. Crumb casou-se em 1990 com Aline Kominsky, com quem se mudou para a França logo depois. Seu relacionamento é tema de diversos trabalhos do cartunista, como o recente "A Day in Our Beautiful Life", no qual narra os prazeres e as agruras de viver na França, terra que adora.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;