Internacional Titulo
Papa pede perdao para dívidas de países pobres
Do Diário do Grande ABC
01/05/2000 | 14:42
Compartilhar notícia


O Papa Joao Paulo II abençoou todos os trabalhadores e aproveitou as comemoraçoes desta segunda-feira para pedir às naçoes ricas que perdoem as dívidas dos países pobres. Depois de uma missa especial, o Papa falou sobre a dignidade do trabalho e dos perigos da globalizaçao.

"Graças às novas tecnologias e à comunicaçao por meio do computador, surgem novas possibilidades de progresso", disse Joao Paulo II.

No entanto, ele advertiu que o desemprego, a exploraçao de menores e os baixos salários persistem em algumas partes do mundo. O perdao das dívidas dos países do Terceiro Mundo, segundo o Papa, seria uma forma de aliviar esses problemas.

"Este apelo é dirigido às naçoes ricas e desenvolvidas, às pessoas com grandes fortunas e a todos aqueles que estao em condiçoes de promover a solidariedade entre os povos", ressaltou.

A missa do Dia do Trabalho foi seguida de um recital do tenor Andrea Bocelli, que se apresentou mesmo depois da morte do pai. Esta noite haverá um concerto de rock com o tema "Por um mundo livre de dívidas".

O local das comemoraçoes, um grande descampado nos arredores de Roma, foi motivo de críticas, por ser de difícil acesso. Normalmente, a celebraçao do Dia do Trabalho era realizada no centro de Roma. O local escolhido hoje foi designado pelo Vaticano, que esperava uma grande multidao devido ao ano do Jubileu. O mesmo lugar será utilizado na celebraçao, em agosto, do Dia da Juventude da Igreja, quando se espera o comparecimento de um milhao de pessoas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;