Economia Titulo INSS
Previdência recebe
139.615 queixas

Reclamações subiram 9,6% no ano passado; manifestações
sobre benefícios e atendimento bancário lideram o ranking

Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
17/04/2012 | 07:20
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O número de manifestações registradas pela OUGPS (Ouvidoria-Geral da Previdência Social) subiu 9,6% em 2011. Esses registros, acolhidos via internet, telefone, carta e presencialmente, são de denúncias, reclamações, elogios e sugestões. Segundo o Ministério da Previdência Social, a seção registrou 184.964 contatos em 2011, contra 168.184 no ano anterior.

A Pasta avaliou que o principal motivo para a alta no resultado foi a campanha publicitária do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) veiculada na televisão. Mas acrescentou que a atenção dos beneficiários também aumentou por causa das ações da Previdência no atendimento às vítimas de enchentes e deslizamento de terra no Estado do Rio de Janeiro. As reclamações foram responsáveis por 75% das manifestações. Ao todo, houve 139.615 registros deste tipo. Em seguida estavam as 25.451 denúncias, 13.499 solicitações diversas, 5.210 elogios e 1.189 sugestões.

Dentro do grupo de reclamações, a OUGPS atendeu 68.547 chamadas sobre os benefícios, 33.124 registros sobre atendimento bancário e outras 32.980 reclamações sobre o atendimento previdenciário. Segundo o ministério, completam a lista mais 4.964 registros de reclamantes contra a arrecadação e a fiscalização da previdência.

Analisando os dados com mais aprofundamento, o ministério revela que os empréstimos consignados, dentro dos atendimentos bancários, formam o subgrupo, com 15.821 manifestações, com maior número de registros.

Em seguida aparecem as manifestações sobre os recursos pendentes de análises nas agências da Previdência Social. Este item teve 11.196 chamadas.

Alguns denunciantes inconformados com beneficiários em boas condições geraram o terceiro maior subgrupo. Foram 10.926 registros sobre trabalhadores em atividade que contam como o recebimento de benefício por incapacidade.

Completando a lista dos cinco maiores subgrupos, a Pasta revelou que o quarto lugar ficou com 7.644 registros sobre pedidos administrativos de revisão. E na quinta posição, as 6.914 manifestações sobre os segurados que não autorizaram e tiveram descontos bancários. Conforme a previdência, o percentual de casos registrados que foram resolvidos teve incremento neste ano, tendo em vista que 65,13% deles tiveram solução sem a necessidade do envio para área técnica do ministério, 57,11% de 2010 de 51,47% de 2009.

A OUGPS completou 13 anos em 2011 e contabilizou 2.148.266 manifestações neste período. Há três maneiras de registrar uma manifestação na seção de forma não presencial. Pelo site http://www.mpas.gov.br, ou pelo telefone 135, ou por documento postal para a Caixa Postal 09714 - CEP 70001-970 - Brasília-DF.

Quem preferir, pode se dirigir ao prédio da ouvidoria, localizada na Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Edifício Anexo, Ala A, 1º andar. O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 8h às 18h.




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