Economia Titulo 1º de Maio
Trabalhadores fazem procissão e convocam a refletir em São Bernardo

Metalúrgicos participaram de missa para São José Operário e militaram contra a reforma da previdência

Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
01/05/2019 | 09:19
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Atualizado às 11h29

Trabalhadores saíram em procissão, às 8h30, da sede do SMABC (Sindicato dos Metalúrgicos do ABC) nesta quarta-feira (1º) e seguiram para a Igreja Matriz de São Bernardo, onde participaram da tradicional missa dos trabalhadores, realizada pelo bispo da Diocese de Santo André, dom Pedro Carlos Cipollini. É o segundo ano consecutivo que a entidade celebra o 1º de Maio homenageando o padroeiro dos trabalhadores metalúrgicos, São José Operário.

De acordo com a Polícia Militar, participam cerca de 250 pessoas. Já de acordo com integrantes do sindicato, o número chega a 350. Segundo eles, não é um ano para comemorações, mas para reflexão e militância contra a Reforma da Previdência, por mais empregos, pela liberdade de expressão e contra o ódio. 

A celebração na Matriz teve início às 9h30 e acabou por volta das 11h20. O bispo reforçou durante o sermão que a sociedade deve lutar pela presenvação dos direitos trabalhistas e pela dignidade no ambiente de trabalho. "É preciso que a sociedade reaja. A Igreja não tem ideologia política, no entanto, incentiva os trabalhadores a se organizarem e a lutarem por um sistema mais justo, igualitário. É preciso buscarmos a liberdade social", pontuou o líder religioso. Também conhecida como Basílica Menor de Nossa Senhora da Boa Viagem, a matriz estava com seus 1.000 lugares ocupados e com muitos fiéis em pé nas laterais. 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;