Esportes Titulo
São Paulo vai formar atletas para 2016
Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC
26/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


De olho nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, o governo estadual lança hoje o Programa São Paulo Olímpico, que tem como premissa básica a formação de atletas para representar o País na competição, que pela primeira vez será realizada no Brasil.

Serão criados 20 centros de treinamentos espalhados pelas cidades do Estado. Cada um deles voltado a uma modalidade específica.

Na assinatura do acordo, no Palácio dos Bandeirantes, serão anunciados os três primeiros polos: São Caetano receberá o vôlei, Piracicaba fica com o atletismo e Santos, com a natação.

"Ainda não temos muitos detalhes de como será o funcionamento do projeto. Acredito que tudo será detalhado amanhã (hoje), na assinatura do acordo", afirmou o secretário de Esportes de São Caetano, Mauro Chekin.

Com a infraestrutura esportiva que São Caetano possui, ele acredita que não haverá dificuldade em abrigar o projeto. Ao que tudo indica, atletas jovens, que estarão em condições de representar o País em 2016, participarão dos treinamentos.

De certa forma, São Caetano já desempenha este trabalho. No vôlei feminino, boa parte das atletas que estão em atividade atualmente se desenvolve nas categorias de base da cidade.

"Para se ter uma ideia, amanhã (hoje) vamos enfrentar o Minas nas quartas de final da Superliga e quatro atletas do time adversário foram formadas aqui. Temos ainda jogadoras no Pinheiros, São Bernardo e outras equipes", detalha Marina Ivete Mioto Silva, supervisora do departamento de vôlei feminino de São Caetano.

Em Piracicaba, onde será montado o centro de excelência do atletismo, os jovens atletas deverão utilizar a pista do Sesi (Serviço Social da Indústria). No local foram reslizadas as provas dos Jogos Abertos do Interior de 2008, com a participação de vários atletas de ponta, como a campeã do mundo indoor no salto com vara, Fabiana Murer, que, na ocasião, não encontrou dificuldades para dar a medalha de ouro para São Caetano.

A natação, em Santos, deverá contar com o complexo de piscinas da Unisanta (Universidade Santa Cecília). No local já treinam alguns dos principais nomes do País.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;