Setecidades Titulo
Crianças internadas ganham brinquedoteca
Angela Martins
Do Diário do Grande ABC
11/10/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


As crianças internadas na Clínica Pediátrica do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, já têm espaço personalizado para tornar o tratamento médico mais divertido. Resultado de parceria entre o hospital, sociedade civil e voluntários, o Espaço Brinque Aqui foi inaugurado ontem.

A sala de 54 metros quadrados recebeu investimento de R$ 70 mil, entre compra de brinquedos educativos, dois computadores, televisão, livros e móveis. O dinheiro foi obtido por meio de doações.

A brinquedoteca fica na clínica pediátrica, que possui capacidade de atendimento de até 25 crianças e adolescentes. Em 2010, ficaram internadas na clínica 1.393 crianças; no primeiro semestre deste ano, já foram 692, muitas internadas por tempo prolongado para tratamento oncológico.

"Estudos comprovam que espaços lúdicos como esse ajudam a reduzir o tempo de internação entre 10% e 20%", explica o superintendente do hospital, Geraldo Reple Sobrinho. O atendimento na brinquedoteca ficará por conta da Associação de Voluntárias para o Combate ao Câncer do ABC. No total, 45 voluntários passaram por curso de brinquedista, que ensina como lidar com crianças doentes.

Pelo menos dois voluntários estarão na brinquedoteca em cada período. Atualmente, a associação mantém aproximadamente 100 integrantes trabalhando junto à equipe médica do Hospital Mário Covas. 

ALEGRIA
Para a mãe de Gabriel Alves Figueira, 6 anos, internado há cinco dias para operação de retirada de apêndice, o espaço irá contribuir para diminuir o tempo de internação. "Quando ele entrou pela primeira vez nesta brinquedoteca, não queria mais sair", afirma a diarista Adalma Alves Silva 43.

O pequeno Gabriel elegeu seus objetos favoritos: os brinquedos de montar e a televisão. "São muito divertidos", revela. Ivo Antônio de Souza, 10, que está internado há oito dias devido a acúmulo de líquido no joelho, achou o espaço bonito, mas não esconde a saudade de brincar em seu próprio quarto. "Gostei muito da brinquedoteca, mas queria mesmo é ir para casa."

"Pelo menos aqui ele não está tão triste, apesar de estar doente. Acho essa iniciativa muito positiva", completa a mãe de Ivo, Regiane Jesus de Souza, 38.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;