Internacional Titulo
Uso de mosquiteiros reduzem casos de malária na Tanzânia
Da AFP
09/08/2004 | 15:45
Compartilhar notícia


O Ministério da Saúde da Tanzânia informou que o uso de mosquiteiros tratados com inseticida começa a salvar vidas em povoados da região, onde a malária mata cem mil pessoas por ano, a maioria crianças de até cinco anos, idosos e mulheres grávidas.

Siri Masudi, uma jovem mãe de 20 anos, diz que a taxa de mortalidade em sua cidade, no distrito de Kibaha (40 km a oeste de Dar es Salaam) caiu desde que o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) começou a vender os mosquiteiros a preços mais baixos.

"Alguns anos atrás, a malária era um grande problema por aqui. Muitas pessoas, especialmente as crianças, ficavam doentes e algumas morriam (vítimas) da doença antes que pudessem chegar a centros de saúde", lembra Masudi.

O Unicef trabalha em parceria com o ministério tanzaniano da Saúde, que gasta US$ 111 milhões ao ano com o tratamento da malária para garantir que os mosquiteiros cheguem a todas as regiões do país.

"Este (programa) inclui a criação de atividades comunitárias para promover o uso dos mosquiteiros tratados por mulheres grávidas e crianças. Os resultados são promissores", afirma a oficial da Unicef na Tanzânia, Georgina Mtenga.

Ao invés de vender os mosquiteiros ao preço de mercado de dois mil shillings tanzanianos (cerca de dois dólares) a unidade, o Unicef o reduziu à metade e pediu às famílias que paguem entre 500 e 1000 shillings (50 centavos de dólar a um dólar).

A malária é uma doença degenerativa do fígado e dos glóbulos vermelhos causada por um parasita transmitido pela picada de um mosquito, que mata cerca de um milhão de pessoas por ano, número que se mantém imutável desde 1998.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;