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Transporte para aeroportos é falho

Chegada a Guarulhos de ônibus demora até 3h; neste
tempo, é possível chegar a Montevidéu, no Uruguai

Fábio Munhoz
Diário do Grande ABC
16/04/2012 | 07:00
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Chegar aos aeroportos da Grande São Paulo utilizando o transporte público pode demandar mais tempo de viagem do que o próprio voo. A equipe do Diário testou, ao longo da semana, três formas diferentes de chegar aos terminais aéreos e constatou que o tempo de deslocamento pode ser de até três horas para Guarulhos e uma hora e meia para Congonhas, na Zona Sul de São Paulo. Um voo para o Rio de Janeiro, por exemplo, é feito em 50 minutos, aproximadamente. Em três horas, é possível ir de avião a Montevidéu, capital do Uruguai.

Para chegar ao Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, a cerca de 45 quilômetros da região, a maneira mais barata é utilizar o serviço Airport Bus Service comum, cujo embarque é feito na estação Tatuapé do Metrô. Para o trajeto, é necessária viagem de trem com baldeação no Brás. A passagem custa R$ 4,30. O ônibus, urbano, não possui estrutura adequada para receber os viajantes. Por não haver bagageiros, as malas são depositadas na área reservada para cadeirantes. Durante toda a viagem, feita na tarde de quarta-feira, o coletivo estava lotado, o que dificultava o transporte das bagagens.

O Airport Bus Service, serviço que pertence à empresa Pássaro Marrom, oferece mais sete linhas executivas em direção a Guarulhos, que saem por R$ 35. Os pontos de embarque são as rodoviárias da Barra Funda e Tietê, avenidas Faria Lima, Engenheiro Luis Carlos Berrini e Paulista, Praça da República e Aeroporto de Congonhas. O ônibus, de luxo, em nada se parece com o veículo comum que sai do Tatuapé. No site da empresa (www.airportbusservice.com.br), a linha - cujo valor é de R$ 4,30 - sequer é mencionada.

Para Congonhas, a cerca de 20 quilômetros do Grande ABC, os moradores da região têm apenas duas opções de linha. Os municípios de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra não são atendidos por itinerários que chegam ao aeroporto.

A linha 470, operada pela empresa Publix, sai do bairro Cidade São Jorge, em Santo André, percorre os terminais da cidade e passa por São Caetano antes de chegar à Capital. O ônibus, padrão rodoviário, é bem conservado e, além de bagageiro, oferece televisão, ar-condicionado, som ambiente e internet sem fio. A passagem custa R$ 6,85 e o trajeto demora cerca de uma hora e meia. Segundo a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), 700 pessoas utilizam a linha diariamente.

Do terminal central de São Bernardo sai a linha 050EX1, que passa por Diadema até chegar a Congonhas. A linha, da empresa Triângulo, é operada por microônibus. Os coletivos não têm bagageiro e geralmente ficam lotados, já que o itinerário passa próximo às universidades Anchieta, Metodista e Uniban e pela estação São Judas do Metrô. A tarifa cobrada é de R$ 3,60. Cerca de 900 pessoas utilizam a linha por dia, informa a EMTU.

As empresas TAM, Gol e Azul oferecem traslado entre a Capital e o Aeroporto de Guarulhos para quem tem passagem comprada. Nenhuma das companhias, no entanto, disponibiliza ônibus gratuito saindo do Grande ABC. As empresas também não sinalizaram intenção de trazer as linhas à região em breve. A Avianca não respondeu aos questionamentos do Diário.

CARRO
O passageiro que optar por utilizar o automóvel particular para chegar aos aeroportos terá gastos significativos com estacionamento, que podem, inclusive, ultrapassar o preço da passagem aérea. Em Guarulhos, a diária é de R$ 50,50. Em estacionamento próximo sai por R$ 25,92. Em dez dias de viagem, por exemplo, o gasto será de R$ 550. Um voo de uma companhia popular de Guarulhos para o Rio de Janeiro sai por R$ 252,98. De táxi, o gasto será de R$ 130 para quem sai de Santo André e R$ 145 para o passageiro de São Bernardo. O tempo estimado de viagem é de uma hora e dez minutos.

Em Congonhas, é ainda mais caro parar o carro. Em estacionamento dentro do terminal, a diária sai por R$ 63. Em outros próximos, o valor cai para R$ 39. O valor fechado do táxi é de R$ 80, aproximadamente, para quem sai das três cidades do Grande ABC. O percurso dura, em média, 40 minutos.

Justificativa da EMTU é baixa demanda

Para a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), órgão estadual que gerencia os itinerários intermunicipais, a razão para a pequena quantidade de linhas é a baixa procura dos passageiros. A empresa justifica que não há demanda significativa para criar linhas para atendimento de outras ligações.

Em relação à linha 050EX1, que vai de São Bernardo a Congonhas, a EMTU diz que o itinerário é feito por seis microônibus e que o serviço está em fase de reavaliação.

Para Guarulhos, a empresa promete melhorias a partir de 2014, quando está previsto para ser entregue o Corredor Perimetral Leste, que ligará os corredores de ônibus ABD e Guarulhos - Tucuruvi. A extensão total será de 26,8 quilômetros e a demanda diária esperada é de 153,3 mil passageiros.

A gerenciadora do sistema promete apurar o uso das áreas reservadas para cadeirantes como bagageiros na linha do Airport Bus Service que sai do Tatuapé.

ALTERNATIVAS
O presidente do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos, Orisson Melo, reivindica a criação de mais opções para que os trabalhadores cheguem ao aeroporto. "A linha é terrível, não há a mínima condição de uso", diz. Segundo ele, os ônibus das empresas têm prioridade para tripulantes das aeronaves. No caso de funcionários, Melo salienta que só podem embarcar se houver vaga.


‘Já perdi voo por atraso do ônibus', diz aeromoça

Por precaução, a aeromoça Aline Barchechen, 22 anos, sai de casa, em Santo André, até quatro horas antes do horário marcado para apresentação no Aeroporto de Guarulhos. O hábito começou após a funcionária perder um voo depois de o ônibus atrasar em virtude de um alagamento na divisa entre São Caetano e São Paulo.

Para voltar a Santo André, a jornada também é longa. A comissária relembra ocasião em que pousou em Guarulhos às 15h40 e chegou em casa à 0h30. "Era véspera de feriado. Esperei por duas horas e meia até o ônibus chegar em Congonhas", recorda. Para ir à Capital, Aline utilizou o veículo da companhia aérea.

"Além de ter mais linhas, deveriam colocar mais veículos, para que o intervalo fosse menor. Às vezes, o ônibus chega a demorar duas horas", reclama. "É irônico que um voo para Curitiba, por exemplo, seja mais rápido do que a chegada ao aeroporto, mesmo se for em Congonhas", compara a comissária.

A EMTU garante em sua página na internet que o tempo médio de espera nos dias úteis é de aproximadamente meia hora. Em feriados, o intervalo aumenta para 35 minutos.

Se ainda estiver trabalhando como aeromoça em 2014, quando será realizada a Copa do Mundo no Brasil, Aline avalia que terá de se mudar para a Capital, por conta do aumento na demanda de voos diários.




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