Nacional Titulo
Rio Tietê é coberto por espuma
Por Do Diário do Grande ABC
29/12/1999 | 00:42
Compartilhar notícia


O Rio Tietê amanheceu nesta terça com uma extensa faixa de espuma. As manchas brancas contrastavam com a água escura desde o Tatuapé até Guarulhos, na regiao leste. Resultado do volume de detergentes despejado pela rede de esgoto, o aparecimento de espuma depende dos índices de saneamento básico.

A formaçao de espuma no rio ocorre quando a água com concentraçao de detergentes passa por desníveis e aumenta sua velocidade. A espuma aparece como resultado desse fenômeno, conhecido como aeraçao da água. Os gases liberados pelo detergente expandem-se na água e acabam sendo "enriquecidos" por outras substâncias químicas.

Em Pirapora (SP), onde o fenômeno é mais comum, a espuma formada perto do reservatório que represa a água pode chegar a 1 metro. Para José Eduardo Bevilacqua, gerente da Divisao de Qualidade das Aguas da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), a formaçao de espuma está ligada à falta de oxigênio do Tietê, que quase nunca é diferente de zero. "Detergentes, mesmo sendo biodegradáveis, ficam na água."

Em outubro, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) liberou US$ 200 milhoes para a Companhia de Saneamento Básico do Estado de Sao Paulo (Sabesp) iniciar a segunda etapa do projeto de despoluiçao do rio. O dinheiro, apesar de estar reservado, ainda nao chegou. Para receber o empréstimo, a Sabesp depende de autorizaçao do Senado, que só deve sair no próximo ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;