Setecidades Titulo Promessa
João Doria: Decisão sobre modal da linha 18-Bronze sai em 90 dias

Governador e prefeito de São Bernardo Orlando Morando também entregaram 25 ônibus nesta quinta

Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
20/03/2019 | 13:07
Compartilhar notícia
Nario Barbosa


O governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou nesta quarta-feira (20) que, em até 90 dias, será anunciada a decisão sobre o modal de operação da Linha 18-Bronze. Doria esteve em São Bernardo com o prefeito Orlando Morando (PSDB) para entrega de 25 ônibus articulados, que serão utilizados no Corredor Metropolitano ABD (linha Diadema-Brooklin). No evento, o governador explicou que um grupo de trabalho, que inclui a Secretária de Transportes Metropolitanos e de Governo, entre outras áreas, discute a definição da opção mais econômica e com melhor custo benefício para a população. "Não vamos criticar decisões do passado, mas devemos analisar o que é mais viável. Aquele (modal) que pode ser implantado no menor tempo possível, oferecendo funcionalidade, eficiência, velocidade, capacidade de transporte, segurança e conforto. A decisão que for estabelecida por esse grupo de trabalho, levando em conta esses aspectos, será adotada", completou.

Em março, o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, declarou em entrevista para o Diário que o modelo inicial, definido em contrato, de monotrilho, poderia ser alterado.

Segundo o governador, no mesmo prazo será anunciada a solução para a desapropriação das áreas. O alto custo das indenizações foi um dos fatores que impediu que as obras da Linha 18-Bronze tivessem início. O decreto de desapropriação das áreas já expirou, após cinco anos, e o governo precisa aguardar até dezembro para retomar o processo.

NOVOS ÔNIBUS

O governador entregou 25 novos ônibus articulados, que vão operar no Corredor ABD, na extensão Diadema-Brooklin. Os veículos vão substituir 22 ônibus mais antigos e com menor capacidade, passando de 28 para 31 o total de coletivos na frota da linha 376 (Diadema-Brooklin). Cada veículo tem capacidade para transportar 154 passageiros, sendo 53 sentados e 101 em pé.

"São ônibus novos, articulados, todos com ar condicionado, com bancos anatômicos, tomadas USB, wi-fi gratuito e acessibilidade plena. Esse é o padrão do transporte que desejamos para a Região Metropolitana de São Paulo", destacou Doria. "Orientei o secretário (Alexandre) Baldy (de Transportes Metropolitanos) para encurtar o prazo com as concessionárias, para que até 31 de dezembro de 2024, tenhamos a totalidade da frota de ônibus da EMTU nesse padrão. É obrigação do Estado, com cooperação das concessionárias, oferecer melhor conforto e funcionalidade no transporte público, seja em ônibus, seja em trens", concluiu.
 

Mais informações na edição desta quinta-feira (21) na edição impressa do Diário do Grande ABC e também no www.dgabc.com.br.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;