Economia Titulo Em janeiro
Emprego fica no azul pela primeira vez em 8 anos

Foram criadas 371 vagas formais, desempenho puxado pela indústria, que contratou 1.045 no mês

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
01/03/2019 | 07:37
Compartilhar notícia


No primeiro mês do ano foram criadas 371 vagas de trabalho no Grande ABC. Esta é a primeira vez em oito anos que o emprego com carteira assinada fecha com saldo positivo na região em janeiro.

Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e foram divulgados ontem. O desempenho nacional chegou a 34.313 empregos com carteira assinada no período, o que representa quase a metade dos postos de trabalho gerados no primeiro mês de 2018, quando foram abertas 77.822 vagas.

Segundo Ricardo Balistiero, coordenador do curso de administração do Instituto Mauá de Tecnologia, o desempenho da região é pautado principalmente pelo desempenho da indústria (1.045 vagas em janeiro) e dos serviços (1.141 vagas), que tiveram bons resultados no ano passado. “Foi um ano razoável para ambos os setores, e se considerarmos a indústria automotiva, que é a principal no Grande ABC, a produção cresceu, mesmo que não tenha sido em níveis altos. Tudo isso gerou produção e, consequentemente, empregos”, disse. Em compensação, o comércio demitiu 1.764 por conta da sazonalidade.

Por causa disso, o especialista destacou que a permanência da Ford em São Bernardo é crucial para que não ocorra alto impacto nos dados do Caged. “Acredito que ainda seja possível reverter essa situação. E se a aprovação da reforma da Previdência no Congresso e um encaminhamento da reforma tributária acontecerem, devemos esperar que estes números cresçam no decorrer deste ano”, destacou o professor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;