Setecidades Titulo
FMABC inaugura centro de gastroenterologia infantil
Isis Mastromano Correia
Do Diário do Grande ABC
06/08/2008 | 07:07
Compartilhar notícia


A FMABC (Faculdade de Medicina do ABC) inaugura hoje no campus em Santo André um ambulatório especializado em gastroenterologia infantil. A unidade terá capacidade para atender entre 80 e 100 crianças por mês encaminhadas pelos posto de Saúde da região para tratamento específico.

Segundo a coordenadora do serviço, a gastroenterologista Marisa Laranjeira, casos de refluxo gastroesofágico e APVL (Alergia à Proteína do Leite de Vaca) tem aumentado entre os mais jovens.

LEITE - A APVL é uma reação do sistema imunológico às proteínas do leite do animal e desencadeia uma série de problemas grastrointestinais como diarréia, constipação, náuseas e vômitos, problemas no trato respiratório como asma, rinite e chiado no peito, além de complicações dermatológicas como manchas, lesões nas dobras do corpo e coceiras.

A doença é responsável por cerca de 90% dos casos de alergia alimentar e atinge 5,7% das crianças do País, principalmente no primeiro ano de vida. O tratamento deve ser feito excluindo o leite de vaca da dieta e todos seus derivados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;