Política Titulo
Siraque quer ser 'embaixador' do Grande ABC
Jessica Cavalheiro
Do Diário do Grande ABC
15/09/2010 | 08:49
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Encerrando seu terceiro mandato como deputado estadual, Vanderlei Siraque (PT) busca agora voos mais altos em sua carreira política. O ex-vereador de Santo André, cidade que é seu berço político, não quer apenas conquistar cadeira na Câmara dos Deputados nestas eleições, mas ser o "embaixador" de seu município e do Grande ABC em Brasília.

"Estou pedindo votos e acredito ser vitorioso para deputado federal, pois trabalho sempre com ética. Quero ser o embaixador de Santo André e do Grande ABC em Brasília", afirmou.

Siraque carrega experiência em disputas eleitorais como vereador, deputado e prefeito - o petista disputou a Prefeitura de Santo André nas eleições de 2008, quando perdeu no segundo turno para Aidan Ravin (PTB). No primeiro turno, porém, obteve 48,9% dos votos válidos contra 21,7% do atual chefe do Executivo.

Como estratégica política para sua campanha neste ano, o petista diz apostar em "sempre falar a verdade para as pessoas, explicar quais as funções de um deputado federal, o que pode e o que não fazer e quais os limites de atuação."

Já como propostas, Siraque pretende "fazer acontecer" na região, se eleito, a construção de UPAs (Unidades de Pronto Atendimento 24 horas), trazer o Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania) e verbas do PAC, além de lutar pela defesa das cadeias produtivas do Grande ABC, como o setor químico, automotivo, petroquímico e plástico.

Apesar de dizer que sua estratégia implica em mostrar para o eleitorado quais as funções de um deputado, as propostas citadas por Siraque só podem ser viabilizadas através de emenda parlamentar. O deputado federal, assim como o estadual, têm a função de legislar e fiscalizar o Poder Executivo, portanto, a participação dele nas demandas da região acontece apenas nas possíveis programações orçamentárias feitas por meio de emendas, posteriormente passadas por votação na Câmara.

Torcendo para que tudo isso seja concretizado, o petista pensa em uma atuação conjunta. "Acho que o sucesso do nosso trabalho dependerá da articulação com os prefeitos, vereadores, sindicatos e empresários do Grande ABC."

O estadual, cita sua luta, junto aos prefeitos e demais deputados da região, pela implantação dos hospitais Mário Covas e Serraria e das AMEs (Ambulatórios Médico de Especialidades), em Santo André e Mauá , além da captação de verbas para o Nardini, como os principais investimentos que conquistou para as sete cidades.

"Participei do planejamento estratégico contra as enchentes da região. Ajudei articular a lei que permitiu a expansão do polo petroquímico, pela aprovação da Lei da Billings", lembrou o candidato.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;