Cultura & Lazer Titulo
Jazz perde ‘o rei’ Benny Carter
Da AFP
14/07/2003 | 18:37
Compartilhar notícia


O saxofonista de jazz Benny Carter, chamado por seus colegas de “o rei”, morreu no sábado passado (dia 12), aos 95 anos, em um hospital de Los Angeles, nos Estados Unidos, em conseqüência de uma enfermidade renal. O anúncio só foi feito na segunda-feira, por meio do site do músico.

“Apesar de estar bastante debilitado fisicamente, Benny Carter se manteve completamente lúcido e gostou muito de poder falar com vários de seus amigos em todo mundo ao longo das últimas semanas”, informa o site.

Carter tocava trompete, clarinete e piano, mas ficou conhecido principalmente por seu raro talento como saxofonista.

Seus colegas músicos e os críticos em geral destacam sua enorme influência na cena artística mundial. Suas composições e arranjos foram interpretados por gênios do jazz como Benny Goodman, Count Basie, Duke Ellington, Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, Ray Charles e Louis Armstrong. Além destes, ele ajudou a formar o norte-americano J.J. Johnson, um revolucionário do trombone-jazz.

Ao lado de virtuoses como Phill Woods, Flip Phillips, Harold Land e Warren Vache, Carter liderava o Benny Carter’s Sax Summit.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;