Economia Titulo Após informar fechamento
Dura Systems do Brasil vai discutir reestruturação

Empresa localizada em Rio Grande da Serra, com 300 trabalhadores, suspendeu decisão

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
19/01/2019 | 07:25
Compartilhar notícia


Após anunciar o fechamento da unidade localizada em Rio Grande da Serra, a Dura Systems do Brasil suspendeu temporariamente os planos de fechar as portas e desligar seus 300 trabalhadores. A empresa afirmou que vai discutir possível reestruturação da planta junto ao SMABC (Sindicato dos Metalúrgicos do ABC) e seus clientes até domingo, dia 27 de janeiro.

O Diário teve acesso ao documento que é assinado pelo presidente da multinacional norte-americana Tyrone TJ Jordan, e afirma que “negociará de boa-fé com essa meta”. De acordo com o texto, o sindicato também concorda em não fazer greve durante o período e incentivar todos os funcionários a comparecerem em seus postos de trabalho durante o período. Caso não haja acordo, a empresa afirma que reafirmará o aviso de desligamento original.

Segundo o coordenador da regional de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra do SMABC, Marcos Paulo Lourenço, o Marquinhos, a ideia é manter a estrutura com os 300 funcionários e conseguir novos produtos para serem fabricados na planta. Segundo ele, a ideia é apresentar plano de reestruturação para a autopeça. “Serão revistos alguns contratos de fornecedores e clientes. Também falamos de ir atrás de parceiros novos, ou até mesmo trazer produtos de outras unidades da Dura no mundo. Temos o período de uma semana. Mas, a princípio, a ideia é buscar sair do PPE (Programa de Proteção ao Emprego), acabar com a ociosidade e gerar receita. A nossa ideia é conseguir fazer isso mantendo os trabalhadores, mas pode ser que alguns benefícios sejam cortados”, disse Marquinhos. A greve, iniciada na quarta-feira, foi suspensa.

Segundo o coordenador, o fato de a empresa fornecer para Volkswagen influenciou na decisão. “A Volks deu indicativos que quer continuar trabalhando com a Dura, e não é fácil para uma empresa fornecer para uma montadora. Também teve um peso por sair nos jornais e virou comoção na cidade. Esperamos que ajude num desfecho feliz”, disse.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;