Economia Titulo
FHC deve editar MP para acabar com cumulatividade do PIS
Carolina Godoy
Do Diário OnLine
28/08/2002 | 18:04
Compartilhar notícia


O presidente Fernando Henrique Cardoso deve editar medida provisória, nos próximos dias, para acabar com a cumulatividade na cobrança do PIS/Pasep. A informação foi confirmada nesta quarta-feira pelo presidente da Câmara dos Deputados, Aécio Neves.

A minirreforma tributária, como foi 'batizada' a questão do PIS/Pasep, já deveria ter sido aprovada pelo Congresso, mas a campanha eleitoral praticamente paralisou as atividades parlamentares nas últimas semanas.

O líder do governo na Câmara, Armando Madeira, reconheceu que os esforços dos deputados para votar o assunto ainda esta semana foram em vão. Sem acordo, a sessão desta quarta-feira foi encerrada e os parlamentares só voltarão ao trabalho após as eleições. Segundo ele, a medida provisória deverá ser editada para compensar este atraso.

O projeto, de autoria do deputado Armando Monteiro (PMDB-PE), prevê o fim do efeito cascata do PIS/Pasep e a isenção do tributo sobre as exportações. O texto ainda sugere que em 14 meses o governo envie ao Congresso um plano para acabar com a cobrança da Contribuição Social para Financiamento da Seguridade (Cofins).

De acordo com Aécio Neves, ainda não há uma data definida para o presidente Fernando Henrique editar a MP, mas a expectativa é de que isso ocorra antes da viagem dele à África do Sul, onde participará da Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+10.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;