Esportes Titulo
Santo André faz primeiro ensaio na quadra da final
Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
26/02/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


O Santo André/Semasa pisa hoje pela primeira vez no palco da final da Liga Feminina de Basquete. A equipe andreense segue viagem para São José dos Campos (cerca de 100 quilômetros de distância) logo cedo e às 10h30 fará treino de adaptação da quadra, sede do jogo contra Ourinhos, amanhã, às 10h (SporTV), que decide o novo campeão nacional.

O mando da partida decisiva pertence à organização da Liga Nacional, que resolveu marcar o duelo em quadra neutra a pedido da Rede Globo, que detém os direitos de transmissão da competição. Como a quadra da Associação Esportiva São José é novidade para as duas equipes, o treino de adaptação é considerado muito importante.

"Muda a questão de profundidade da arquibancada e altura do telhado, pois jogamos boa parte do tempo olhando para o alto. Outro detalhe importante é o aro, às vezes é mais duro e o rebote espirra ou macio e a bola fica mais próxima. Enfim, é importante conhecer a quadra", explica a pivô Simone Lima.

Sua companheira de garrafão, Êga, também está ansiosa para treinar no palco da final, mas não acha que isso seja decisivo. "Tem essa questão do aro, mas se for ruim, será para as duas equipes. O importante é estarmos concentradas e focadas na vitória", declara.

Depois de uma semana desgastante e sentindo que o grupo estava cansado, a técnica Laís Elena deu folga para as jogadoras ontem à tarde e comandou treino apenas pela manhã. Os trabalhos foram focados no estilo de jogo do rival. "Procuramos reforçar nossos aspectos positivos e treinar com vista nos pontos do adversário em que acreditamos que podemos levar vantagem", explicou Êga.

Ourinhos também fará o treino de adaptação da quadra hoje pela manhã. Como fica bem mais distante (cerca de 270 quilômetros), o time seguiu viagem ontem para São José dos Campos e terá a quadra à disposição das 9h às 10h30.

 

Helen Luz encerra a carreira e será homenageada na decisão

Campeã mundial em 1994 com a Seleção Brasileira e uma carreira brilhante. Aos 38 anos, a armadora Helen Luz anunciou o fim da carreira. Depois de jogar a Liga por Americana e ser eliminada na semifinal, a jogadora tomou a decisão de parar e será homenageada no intervalo da decisão, entre Santo André/Semasa e Ourinhos, às 10h de amanhã, em São José dos Campos.

Helen tem na pivô andreense Êga uma de suas melhores amigas no basquete. As duas atuaram juntas em Americana e na Seleção Brasileira. "Vou chorar muito com a homenagem. Sempre nos consideramos irmãs. Ela tem ótimo caráter e como jogadora foi uma das mais inteligentes que vi. Além de jogar muito, ela fazia o time jogar", lembra Êga.

Além do título mundial em 1994, Helen conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sidney, em 2000, com a Seleção Brasileira. Curiosamente, a atleta era a armadora de Santo André em 1999, quando o clube conquistou seu único título nacional. Daquele time, a única remanescente é a pivô Simone Lima, que busca o bicampeonato.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;