Cultura & Lazer Titulo
Daniel estrela refilmagem de 'O Menino da Porteira'
Carla Navarrete
Do Diário OnLine
06/03/2009 | 07:02
Compartilhar notícia
Divulgação


Em 1976, Sérgio Reis fez sucesso como o peão de boiadeiro Diogo em "O Menino da Porteira", baseado no clássico sertanejo de Teddy Vieira e Luizinho, gravado pela primeira vez em 1955. Na época, mais de quatro milhões de pessoas foram aos cinemas para ver o filme. Tentando repetir esse sucesso, o cantor Daniel encarna o mesmo personagem na refilmagem do longa, que estreia nesta sexta-feira nos cinemas do Grande ABC e de São Paulo.

O remake tem o mesmo diretor (Jeremias Moreira) e produtor (Moracy do Val) originais, que decidiram pegar carona no sucesso de "Dois Filhos de Francisco", de Breno Silveira, para reviver a história. "O Moracy me procurou em 2002 para fazermos o filme, mas eu estava envolvido com outros projetos. Em 2005, veio o estouro de ‘Dois Filhos', que apontou uma lacuna desse tipo de filme para o público", contou Moreira.

A história não foge muito do primeiro filme. Diogo é um peão de boiadeiro de poucas palavras, mas que solta a voz quando pega a viola. Ele começa a trabalhar para o truculento Major Batista (José de Abreu no papel que foi de Jofre Soares), dono da fazenda Ouro Fino. No caminho para levar o gado, ele passa pelo sítio onde mora o menino Rodrigo (o simpático João Pedro Carvalho, escolhido entre mais de 500 candidatos). Assim como na música, o garoto abre a porteira para o peão, que agradece o gesto tocando seu berrante.

As coisas se complicam quando Diogo é procurado pelo pai de Rodrigo, Otacílio (Eucir de Souza), e por outros sitiantes locais. Eles pedem ajuda para quebrar o monopólio do Major, que impõe que todo o gado da região seja vendido sob suas regras. Quem se nega a obedecê-lo sofre duras consequências. Caberá ao nosso herói enfrentar o malvado fazendeiro e seus capangas.

A mocinha da trama, Juliana, interpretada por Maria José Viana na primeira versão, coube a Vanessa Giácomo, experiente em papéis caipiras após ter participado das novelas "Cabocla" (2004) e "Sinhá Moça" (2006). Já as personagens cômicas, Zé Coqueiro e Filoca - uma dupla de palhaços de circo que faziam eles mesmos no longa original -, foram interpretadas agora por Antonio Edson e Rosi Campos.

Para adaptar a história de "O Menino da Porteira" para os novos tempos, o diretor contou que alguns diálogos foram suprimidos, para dar mais agilidade, e que mais cenas com o garoto foram acrescentadas. Resta saber se o sucesso de Daniel e da refilmagem serão pelo menos iguais aos de Sérgio Reis e do longa anterior.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;