Cultura & Lazer Titulo
Santo André tem festival de rock de garagem
Alessandro Soares
Da Redaçao
05/02/2000 | 16:14
Compartilhar notícia


   Sete bandas de rock da regiao saem do porao e das garagens para fazer um som para o público no 1º FestRock Independente do Grande ABC, que acontece neste domingo no salao de eventos do Clube Dominó, em Santo André, das 16h às 22h. As bandas se uniram, alugaram o espaço e montaram o festival por conta própria, sem depender de patrocínio ou do poder público.

Segundo a coordenaçao geral do evento, o FestRock deste domingo é um piloto daquele que pode se tornar um festival permanente na regiao. As bandas que participam do primeiro encontro do rock independente da regiao sao SOS, Incidente, Nothingness, After Shock, Mallavéia, Primos Della e Tormentos. Sao todas de Santo André, com músicos de cidades da regiao do Grande ABC. Somente After Shock e Tormentos tocam exclusivamente covers; as demais mostrarao composiçoes próprias entre uma interpretaçao e outra de hits conhecidos.

Dois motivos principais incentivaram a uniao das bandas para o evento: a falta de espaço para rock e o buraco na programaçao de shows na regiao entre o Natal e o Carnaval. "É uma boa oportunidade para mostrar nosso trabalho e colocar as bandas em exposiçao, sem nos preocuparmos se o dono do local vai gostar ou nao", disse Edson Salvo Melo, coordenador geral do evento e tecladista da banda SOS.

A idade dos músicos varia entre 18 e 25 anos e nenhum deles é profissional, lembrando Woodstock, 31 anos atrás. Como no festival que celebrou a paz e o amor com arroz integral, lama, sexo, drogas e muito rock, as bandas do Grande ABC têm em comum com as de Woodstock o fato de nao terem empresários e nem CDs produzidos em gravadoras que bancam suas apresentaçoes. A independência faz os músicos tocarem por puro prazer.   Porém, terminam aqui as semelhanças com Woodstock. As sete bandas que se apresentam no primeiro festival do gênero na regiao terao tempo definido para se apresentar, com infra-estrutura apropriada, e sem nenhuma outra conotaçao ou ideologia, além de mostrar o que andam fazendo nas garagens e nos poucos bares e casas noturnas que apostam no rock na regiao. Ao contrário de Woodstock, a proposta do festival nao é mudar o mundo fazendo música, mas mostrar que o Grande ABC faz e curte rock.    Ingressos - Os ingressos foram distribuídos para as bandas e já estao praticamente vendidos, fato que comprova o sucesso do evento. "Queremos um clima amistoso, onde todo mundo se conheça, reunindo público para curtir muito rock", disse Edson. A primeira opçao de data para o festival foi novembro, mas os organizadores preferiram adiar para este mês. "Achamos importante esperar mais dois meses e ganhar em qualidade na organizaçao", explica o coordenador.

"Este festival é um pontapé inicial para fazer o rock crescer na regiao. Tem muita gente que gosta e muita gente que curte. Mas ainda está tudo muito fechado, embora os donos de bares se mostrem um pouco mais interessados em abrir espaço para o rock sair da garagem e do porao", conta Toni Marcos Toldo, guitarrista da Mallavéia.

O critério de seleçao das bandas foi simples: ordem de chegada. "Existem muitas bandas no Grande ABC. Convidei pelo menos dez delas e cada uma informou outras. Tao logo elas me ligavam, explicava que o tempo disponível era curto e nao daria para colocar todo mundo no espaço. Como o salao do Clube Dominó está alugado apenas das 16h às 22h, cada banda terá entre 40 e 50 minutos para fazer seu show", explica Edson.

A tradiçao do rock no Grande ABC passa pela banda Sepultura, precisamente com o guitarrista Andreas Kisser, natural de Sao Bernardo e criado em Santo André. Kisser cresceu entre as tribos roqueiras da cidade ouvindo metal nas garagens, som predominante numa época em que a regiao nao tinha tanto destaque em serviços como hoje e era completamente industrial. Ainda no Sepultura, o baterista mineiro Igor Cavalera também tem ligaçoes com a regiao, pois sua mulher é natural de Santo André. Outro músico que começou na regiao e está em destaque hoje na música pop nacional é Maurício Manieri, de Sao Bernardo. A banda de rock Golpe de Estado também é oriunda do Grande ABC.

   1º FestRock Independente do Grande ABC - Shows com sete bandas da regiao. Domingo, das 16h às 22h. No salao de eventos do Clube Dominó - r. Uruguaiana, 626, Vila Alzira, Santo André. Tel.: 717-5241. Ingr.: R$ 3.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;