Economia Titulo
Bridgestone Firestone decide romper com a Ford
Antonio Rogério Cazzali
Do Diário do Grande ABC
21/05/2001 | 22:41
Compartilhar notícia

ouça este conteúdo

A Bridgestone Firestone, com fábrica em Santo André, anunciou nesta segunda o rompimento de sua parceria de quase 100 anos com a Ford Motor Co. A notícia foi dada pelo CEO da Bridgestone Firestone para as Américas, John T. Lampe, em Nashville (EUA). Ele informou o fim da aliança por meio de uma carta encaminhada ao chefe executivo da Ford, Jacques Nasser.

Segundo Lampe, a resistência da montadora em assumir a sua parcela de culpa nos vários acidentes ocorridos no ano passado com seu utilitário esportivo Explorer foi a razão da quebra do acordo.

Segundo o diretor de Assuntos Corporativos da Bridgestone Firestone do Brasil, José Batista Gusmão, a decisão é definitiva e a empresa cumprirá até o fim apenas alguns contratos que restam. “Os pneus que deixaremos de fornecer à Ford representarão cerca de 4% de todos os pneus comercializados nas Américas. No mercado brasileiro este índice está também entre 3,5% e 4%", disse.

Ele afirmou que a empresa vai tentar compensar a perda de contratos, que somam cerca de US$ 19,2 milhões anuais, no mercado de reposição e com exportações. Gusmão disse que outras montadoras utilizam os mesmos modelos (ATX, ATX II e Wilderness AT) que equipavam o Explorer.

O diretor disse que as investigações apontaram falhas na concepção do veículo e que a insensibilidade da montadora em não assumir também os seus erros foi determinante para o rompimento.

O anúncio de Lampe de não mais equipar os carros da Ford aconteceu alguns dias depois que a imprensa divulgou a intenção da montadora de exigir da Bridgestone Firestone a retirada do mercado de um número superior aos 6,5 milhões previstos inicialmente, no fim do ano passado.

Em sua carta, Lampe diz: “As relações comerciais, da mesma forma como ocorre entre as pessoas, devem se baseam na confiança e respeito mútuo. Isto, infelizmente, deixou de existir”.

Depois do anúncio, a Ford divulgou uma nota dizendo-se “profundamente desapontada” com a decisão da Bridgestone Firestone. Segundo a montadora, as acusações da empresa japonesa não procedem porque o veículo sempre esteve entre os primeiros na lista dos mais seguros em seu segmento.

A Ford ainda aproveitou para criticar a Bridgestone Firestone: informou que mais de 2,9 milhões de pneus Goodyear, instalados na Ford Explorer, serviram mais de 500 mil consumidores com segurança.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;