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Carrefour amplia marcas próprias
Luciele Velluto
Do Diário do Grande ABC
09/12/2006 | 20:07
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Com o objetivo de entrar num mercado que está em plena ascensão no Brasil, o Carrefour lança sua linha de produtos marca própria Viver, voltada para produtos alimentícios que prezam a saúde e o bem-estar.

São mais de 80 artigos que já estão nas lojas dos hipermercados da rede e das unidades com a bandeira Carrefour Bairro. O objetivo é fortalecer ainda mais a marca de produtos Carrefour e alcançar um novo público consumidor.

O responsável setor de Marcas Próprias da rede Pablo Rego explica que a empresa varejista resolveu investir no mercado de produtos saudáveis por causa do crescimento que este segmento obteve nos últimos anos no Brasil. Segundo Rego, o consumo de produtos light e diet cresceu 900% nos últimos dez anos. “Entre as categorias que mais cresceram, 75% estão ligadas à saúde. Atualmente, 21% dos brasileiros consomem orgânicos. E os alimentos funcionais cresceram 60%. Tudo isso fez com que avaliássemos o investimento na marca do Carrefour”, afirma.

A linha Viver foi dividida em cinco famílias principais: light, diet, orgânicos, funcionais e a base de soja. O consumidor poderá identificar os itens do segmento através da embalagem limpa e informativa que leva o nome da marca própria em primeiro plano e o logo da rede varejista em menor escala.

O responsável pelo setor explica que a linha foi toda projetada com base em qualidade, tecnologia, embalagem e preço. “A marca própria tem a vantagem de não precisar investimentos em publicidade, o que torna o produto mais barato que o líder do segmento. A comunicação está na embalagem, onde o consumidor entende do que se trata”, diz Rego. Em geral, os produtos que levam o nome do varejista são até 35% mais baratos do que o produto premium da mesma seção.

No âmbito da tecnologia, para se destacar diante da concorrência, a rede de varejo selecionou fornecedores que fossem capaz de trazer inovações de mercado. Com isso, o Carrefour conseguiu lançar alguns produtos ainda inéditos no mercado, como a barra de cereal com soja e o chocolate orgânico em 51% de cacau nacional.

Segundo Rego, alguns produtos já estão há dez dias nas gôndolas e têm recebido boa aceitação dos clientes. “A barra de cereal é um exemplo, assim como o suco de soja”, conta. “Estudamos muito o comportamento do consumidor e o que ele busca em um produto do Carrefour. O risco maior encontrado é do item não ter sabor, como indicou o cliente. Foi o que trabalhamos muito, além dos preços mais conveniente. E o consumidor está percebendo, pois recebemos muitos elogios à nossos produtos”, completa.

Participação – Atualmente, as marcas próprias representam 15% das vendas do Carrefour. Os produtos da rede varejista cresceram 50% em 2005 contra o ano anterior devido ao relançamento dos produtos do setor, com novas embalagens e artigos.

Neste ano, o incremento nas vendas de marca própria da rede é de 40% e a expectativa para o próximo ano é manter o mesmo patamar de crescimento. “Ainda tem muito espaço e estamos com os números de marca própria abaixo do mercado internacional”, afirma Rego.



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