Economia Titulo
Economia do Japao deve crescer 1,5% e dos EUA, 3,7%
Do Diário do Grande ABC
24/02/2000 | 13:44
Compartilhar notícia


A economia do Japao deve crescer 1,5% em 2000, enquanto que os EUA devem registrar uma expansao econômica de 3,7% neste ano, segundo análise realizada por economistas do Banco Chase Manhattan, em Hong Kong. O Banco também prevê que o Federal Reserve, o BC norte-americano, deve elevar o juro básico apenas mais uma vez neste ano, em março.

"O Japao deve retomar a sua recuperaçao econômica, apesar da desaceleraçao verificada no segundo semestre de 1999", disse Bijan Aghevli, diretor do setor de pesquisa econômica e política da Asia.

Segundo Aghevli, a economia do Japao deve acelerar 1,5% neste ano, como reflexo das fortes exportaçoes e das políticas monetária e fiscal expansivas, enquanto espera-se que o consumo privado deve recuperar-se ligeiramente neste ano. Os investimentos privados devem continuar demonstrando pouco vigor. Apesar disso, esses investimentos também devem apresentar uma reabilitaçao no segundo semestre de 2000, já que o excesso de capacidade de produçao está eliminado e o setor de tecnologia de informaçoes está estimulando a atividade no país.

O investimento deve crescer uma média de 0,8% em 2000, ante o total de 1999, as exportaçoes devem registrar um salto de 6,9% e as importaçoes tendem a aumentar 6,2%. O Chase previu ainda que os temores de deflaçao devem desaparecer e os preços devem manter-se estáveis durante o ano. O superávit em conta corrente do Japao ficará em torno de 2,9% do PIB, de 3% em 1999. O banco prevê ainda desaceleraçao do crescimento econômico dos EUA neste ano, o que fará com que o Fed nao tenha necessidade de elevar o juro no nível esperado pelo mercado.

"Nós estamos mais confiantes do que o consenso do mercado", afirmou Aghevli. O economista acredita que o Fed deve subir a taxa de juro em 0,25 ponto percentual no s eu próximo encontro, em 21 de março, mas há dúvidas sobre a necessidade de altas posteriores do juro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;