Cultura & Lazer Titulo Novela
Lendária Serro Azul

‘O Sétimo Guardião’ marca volta do autor Aguinaldo Silva ao realismo mágico

Caroline Manchini
Especial para o Diário
12/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Globo/Divulgação


Depois de duas décadas longe dos universos fantasiosos, Aguinaldo Silva decide retornar ao realismo mágico com O Sétimo Guardião, que estreia hoje, às 21h, na TV Globo, e tem como protagonistas Bruno Gagliasso (Gabriel) e Marina Ruy Barbosa (Luz). Com direção artística de Rogério Gomes, a telenovela, que entra ao ar para substituir Segundo Sol, de João Emanuel Carneiro, apresenta ao público a lendária cidade Serro Azul, localizada ao lado de Greenville e de Tubiacanga. Para quem não se recorda, foram nesses locais que se passaram as tramas fictícias – também criadas por Silva – de Fera Ferida (1993) e A Indomada (1997), respectivamente.

Apesar de mencionada em ambas as narrativas, Serro Azul nunca saiu do imaginário do autor. “Essas cidades fazem parte da memória que tenho da minha infância no Interior de Pernambuco. Serro Azul sempre existiu dentro do meu universo geográfico”, conta. Universo esse que ganhou vida em 18 mil metros quadrados e 38 edificações, entre elas as residências dos personagens, locais onde trabalham, praça, igreja, prefeitura e uma fonte com seis metros de queda-d’água. Segundo a cenógrafa Anne Bourgeois, a arquitetura das construções é colonial e remete ao Interior de Minas Gerais. “Fizemos uma cidade completa. Acredito que o público vai se encantar com a cidade e os segredos que ela guarda”, adianta.

E é nesse espaço cenográfico que a história se desenrolará. Serro Azul é a representação típica das cidades pacatas das regiões interioranas, especificamente àquelas onde os avanços tecnológicos ainda não chegaram. Apesar de carecer de internet e celulares, o local tem suas particularidades e esconde grandes segredos.

O principal deles é uma fonte com propriedades curativas e rejuvenescedoras, situada em aquífero, onde está uma imensa reserva de água, o bem mais precioso da Terra. É responsabilidade de sete guardiões protegê-la, impedindo que pessoas com más intenções tenham acesso a fonte. São eles: o prefeito Eurico (Dan Stulbach), o mendigo Feliciano (Leopoldo Pacheco), o médico José Aranha (Paulo Rocha), o delegado Joubert Machado (Milhem Cortaz), a esotérica Milu (Zezé Polessa), a cafetina Ondina (Ana Beatriz Nogueira) e o solitário Egídio (Antonio Calloni), o guardião-mor.

Essa missão, que também fará parte dos objetivos de Luz e Gabriel, será o grande conflito do casal. “Nossa história vai falar de segredos, da importância da água, mas principalmente de amor, através de Luz e Gabriel”, diz Rogério Gomes. Na trama, terão ainda beatas, cafetinas e magnatas. “Nessa novela tudo pode acontecer. E aguarde, porque, em geral, acontece”, finaliza Silva.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;