Setecidades Titulo
Jovens são o futuro da informática
Maíra Sanches
04/08/2011 | 07:28
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


 

Os especialistas em informática, no futuro, podem ser os jovens que hoje passam noites a fio em frente ao computador. O hábito doméstico de tantos adolescentes pode ser o motor da tecnologia da informação em poucas décadas, avalia o pró-reitor de Extensão da Universidade Municipal de São Caetano, Joaquim Celso Freire

Neste ano, a 5ª edição do Desafio de Redação do Diário terá dois temas para os alunos desenvolverem a escrita. Profissões do futuro, para estudantes do Ensino Fundamental e primeiro e segundo anos do Médio; Profissões do Pré-Sal, Indústria do Petróleo e Gás será o assunto proposto para os alunos do 3º ano do Ensino Médio.

O pró-reitor da USCS vê grandes possibilidades de a tecnologia da informação ser uma das áreas mais promissoras para a nova geração. "Eles (jovens) nascem conectados. Parece que já têm um chip acoplado. Quanto mais dominar essas informações sobre tecnologia, mais preparado estará para trabalhar no futuro."

No entanto, o professor ressalta que de nada adiantará ocupar cargo respeitável se não houver inovação e iniciativa. "Mobilidade profissional é algo que tem de estar sempre em vista", aconselha.

Depois dos profissionais da área de computação, Freire cita outro setores emergentes que vão demandar mais especialistas, entre as quais, profissionais de comunicação e os que lidam com o meio ambiente e recursos naturais, como biólogos e engenheiros. "Há cobrança social por preservação. As empresas e o governo se preocupam com isso. Certamente esse conjunto de pressões irá exigir que as pessoas tenham mais conhecimento para trabalhar."

De acordo com estudo da Universidade de São Paulo, as maiores chances de emprego nos próximos cinco anos estão na área de enfermagem, ciências da computação, engenharia ambiental, matemática aplicada e designer arquiteto.

 

PROJETO

Na terça-feira, educadores, alunos e autoridades estiveram no evento de abertura do 5º Desafio de Redação, patrocinado pela Petrobras, apoiado pela Ecovias e correalizado pela USCS e o Departamento de Água e Esgoto de São Caetano.

A palestra sobre o pré-sal foi ministrada pelo consultor do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural, Guilber Dumans. O mote foi a necessidade que a estatal terá de adquirir mão de obra capacitada para lidar com as necessidades do setor petrolífero.

O Prominp é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e conta com a participação de diversas entidades representativas da indústria, das empresas operadoras e associações de classe ligadas ao setor de petróleo e gás no País.

As provas do concurso literário começam no dia 15, em escolas públicas e particulares de Mauá, e serão aplicadas em instituições das sete cidades até o fim de setembro.

A melhor produção será premiada com uma bolsa de estudos integral na USCS.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;