Economia Titulo
Petrobras faz contatos para comprar ações da Gaseba no Uruguai
Da AFP
14/03/2005 | 17:16
Compartilhar notícia


A empresa estatal brasileira Petrobras está em contato com a Gaseba, distribuidora de gás em Montevidéu, para eventual compra de ações. Segundo o jornal ‘El Observador’ desta segunda-feira, que cita uma fonte empresarial, isto acontecerá ainda no primeiro trimestre de 2005. A Gaseba possui 55% de suas ações nas mãos da Gaz de France; 30% na americana Pan American Energy e 15% na Acodike, que distribui supergás no Uruguai. Se efetivar a compra, a Petrobras poderá passar a controlar a distribuição de gás no Uruguai.

"Houve um contato com a Petrobras e a possibilidade da venda está sendo analisada", mas ainda não há nada definido", afirmou a fonte de Gaseba, que também não pôde especificar qual a proporção do pacote acionário pretendido pelo gigante brasileiro. "Foi a Petrobras que ligou para a Gaseba", acrescentou, sem poder indicar se há divergências nas posições dos acionistas para a eventual negociação.

A estatal brasileira adquiriu em dezembro passado a maioria do pacote acionário da Conecta, que distribui gás natural na Costa de Oro de Canelones (departamento vizinho a Montevidéu) e em Paysandú (noroeste do país), garantindo o direito de chegar a todos os departamentos do Uruguai.

A Petrobras tem planos de investimento fora do Brasil no valor de US$ 7,5 bilhões para o período 2004-2010, informaram no final de fevereiro os diretores da empresa. Deste total, "15% serão investidos na própria empresa. Isso significa duplicar o tamanho da Área Internacional do sistema Petrobras", indicaram.

A Petrobras pretende duplicar a produção atual de petróleo e gás natural no exterior até 2010, com uma meta de 613 mil barris de petróleo por dia, que representarão cerca de 15% da produção total da empresa (mais seus campos no Brasil).

Atualmente, a Petrobras produz fora do Brasil aproximadamente 270 mil barris de petróleo por dia, ou seja, 13% de sua produção total, segundo dados da empresa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;