Esportes Titulo
Ferrari erra no carro de Schumacher
Do Diário do Grande ABC
09/04/1999 | 18:29
Compartilhar notícia


Michael Schumacher, nesta sexta, era um misto de satisfaçao, pela possível evoluçao do carro da Ferrari, e descontentamento, pelo erro de seus mecânicos, ainda no início da primeira sessao de treinos livres. Eles esqueceram de instalar três pinos que servem para travar a roda, sobre o disco de freios, colocando-o em risco de um acidente. "Nao tenho dúvida de que avançamos em relaçao a Melbourne", comentou. Depois confirmou o que já disse antes: "Nós compreendemos melhor agora as reaçoes do carro com esses pneus."

A Ferrari compete este ano pela primeira vez com a Bridgestone, enquanto a McLaren já os usava na última temporada. "Para ser sincero, esperava já essa maior aproximaçao com a McLaren." Além do susto da roda solta, Schumacher teve de usar toda a sua habilidade para nao sair da pista por duas vezes na curva Mergulho, contornada em quarta marcha, a cerca de 220 km/h. "Há uma ondulaçao bem no meio dela e o assoalho do carro está batendo no asfalto, o que me fez perder o seu controle."

Segundo comentou, ele e seu engenheiro, Ignazio Lunetta, terao de tornar a F399 mais alta, mas sem comprometer sua eficiência aerodinâmica, trabalho nao muito simples de ser realizado. Na manha desta sexta, logo depois de iniciar seu treino livre, com pista molhada, Schumacher levou um susto. Ao frear o carro, a roda direita dianteira soltou-se parcialmente. O piloto conseguir manter sua Ferrari sob controle e nao se acidentou.

O motivo do susto é que o deixou preocupado: as rodas desses carros têm, por dentro, três pinos de segurança, que se encaixam em espaços correspondentes nos discos de freio. Os mecânicos esqueceram-se de instalá-los, de forma de na hora em que Schumacher freou, a roda girou sobre o disco. O alemao nao quis fazer nenhum comentário sobre o ocorrido, mas sua expressao nos boxes, depois de retornar com o carro avariado e compreender o que se passara, dizia tudo.

O seu companheiro de equipe, Eddie Irvine, vencedor do GP da Austrália, previu que a Ferrari diminuiria pela metade a diferença que a separou da McLaren em Melbourne e estaria, em Interlagos, um pouco mais distante das outras escuderias. Nesta sexta pelo menos ele acertou. "Em Melbourne falei que dispunha de um carro equilibrado mas lento, agora digo que a F399 continua equilibrada e mais rápida." Ele utilizou pela primeira vez, hoje, um novo banco, para suavizar as pancadas provocadas pelo piso ondulado "É o melhor que já tive", contou. Irvine tem problemas com sua coluna vertebral, a ponto de já o ter prejudicado em outras provas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;