Economia Titulo
Banco Mundial destina US$ 200 mi para crédito fundiário
Do Diário do Grande ABC
05/06/2000 | 16:23
Compartilhar notícia


O diretor do Banco Mundial (Bird) para o Brasil, Gobind Nankani, informou nesta segunda-feira que a instituiçao vai destinar ao Brasil US$ 200 milhoes para crédito fundiário. Os recursos servirao para financiar infra-estrutura em pequenas propriedades rurais. Nankani disse que a liberaçao da verba depende ainda da conclusao das negociaçoes com o governo federal e da aprovaçao final do banco, o que pode acontecer em quatro meses. O Bird emprestará o dinheiro ao governo, que o repassará a fundo perdido aos produtores. A verba poderá ser usada para construçao de escolas na área rural ou redes de esgoto e água, exemplificou o presidente da Confederaçao Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Manoel dos Santos.

A Conab promove, desta segunda a quarta-feira, o 3º Fórum de Cooperaçao Técnica para o Desenvolvimento Rural Sustentável, em Porto Alegre (RS). Nankani foi palestrante na solenidade de abertura do fórum. O representante do Bird disse que há 13 mil famílias aguardando a liberaçao dos recursos. Santos lembrou que este dinheiro poderá ser usado por agricultores que comprarem terras situadas abaixo dos patamares de desapropriaçao com objetivo de reforma agrária. Este limite varia de acordo com a regiao. A aquisiçao dos lotes será financiada pelo governo federal. De posse da terra, os pequenos produtores poderao receber o dinheiro do Bird.

O cadastramento para ingressar no programa é feito por associaçoes ou sindicatos de trabalhadores rurais. O presidente da Contag ressaltou que o programa nao substitui a reforma agrária e que a entidade nao apóia nenhuma iniciativa nesse sentido. A terceira ediçao do fórum realizado pela Contag tem como tema central a "gestao participativa para o desenvolvimento sustentável".

O evento é resultado de uma parceria entre a Contag, o Banco Mundial, a Organizaçao das Naçoes Unidas para a Alimentaçao e Agricultura (FAO), o Instituto Interamericano de Cooperaçao para a Agricultura (IICA) e o Programa das Naçoes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;