Setecidades Titulo
Genérico pode vir com nome fantasia
Fabio Berlinga
Do Diário do Grande ABC
28/08/2006 | 23:32
Compartilhar notícia


A população já pode opinar sobre mudanças na legislação que controla a fabricação e venda de medicamentos genéricos. A principal alteração em discussão, proposta pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), é que os fabricantes sejam obrigados a exibir na caixa do genérico o nome comercial do medicamento de referência (no qual o laboratório se inspirou para produzir o genérico) e não apenas o princípio ativo (principal substância do remédio), como é feito hoje.

Com a medida, a agência pretende fazer com que o consumidor tenha mais facilidade em relacionar o genérico aos nomes comerciais dos remédios, aos quais eles estão mais acostumados. Segundo farmacêuticos, são poucos os clientes que costumam pedir o medicamento pelo princípio ativo, como o diclofenato potássico, usado para aliviar dores e inflamações. O mais comum são os pedidos pelo nome fantasia, aquele divulgado pelos laboratórios em propagandas e mais constantes em receitas médicas.

A gerente de uma drogaria em Santo André, Silmara Barreto, afirma que a proposta da Anvisa faz sentido. “Muitos consumidores, ao comprar o genérico, já pedem aos balconistas que anotem o nome fantasia na embalagem para evitar confusões, já que algumas vezes eles compram mais de um medicamento e têm medo de errar na hora de tomar a medicação.”

Opinião compartilhada por Rafael Falcão, balconista de outra farmácia da cidade. “Facilita muito para o cliente, porque o nome da substância ativa nem sempre é de conhecimento popular. Eles sempre têm dúvidas e agente acaba anotando o nome comercial na embalagem para ele não se confundir.”

Para a farmacêutica Caroline Zerek a mudança pode ajudar também os balconistas, “principalmente aqueles que estão começando no atendimento ao público. Eles nem sempre conhecem o princípio ativo de cada remédio, o que dificulta na hora de relacioná-lo com o medicamento que o cliente pede. Quanto mais informações na embalagem, melhor para todo mundo.”

Mas o consumidor deve demorar para ver em prática a proposta. De acordo com a assessoria de imprensa da Anvisa, depois do processo de consulta pública, onde a população pode dar opiniões e sugestão a respeito, a discussão vai para audiência pública, da qual participarão representantes de vários setores, como dos laboratórios proprietários das patentes comerciais dos medicamentos, fabricantes dos genéricos, profissionais de saúde, entre outros. Caso ela entre em vigor, os fabricantes terão um ano e meio para adequar as embalagens, a partir da publicação da nova regra.

As opiniões ou sugestões devem ser enviadas por escrito, até 18 de setembro, à Gerência de Medicamentos Genéricos da Anvisa, no endereço SEPN 515, Bloco B, Edifício Ômega, Asa Norte. Brasília (DF). CEP: 70770-502. Também podem ser enviadas por fax, pelo (61) 3448-1213, ou por email, para o endereço gemeg@anvisa.gov.br.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;