Esportes Titulo
Basquete: com 4 jogos, começa o Nacional feminino
Do Diário do Grande ABC
07/02/1999 | 19:27
Compartilhar notícia


A organizaçao das jogadoras, técnicos e dirigentes dos clubes do basquete feminino brasileiro é a responsável, em grande parte, por tornar realidade a segunda ediçao do Campeonato Nacional de Basquete que começa nesta segunda, com quatro jogos. A técnica Maria Helena Cardoso, que dirige o campeao paulista BCN/Osasco, analisa e conclui que as entidades dirigentes do esporte - Federaçao Paulista e Confederaçao Brasileira - foram as que menos fizeram para tudo dar certo. Apesar disso, Maria Helena acha que o campeonato será empolgante e competitivo, um sucesso, inclusive de público.

Mas ressalta que isso, "graças ao fantástico poder de superar obstáculos" que tem a comunidade do basquete feminino. "Quando tudo parece estar no fundo do poço o basquete feminino renasce, pelo esforço das próprias jogadoras e dirigentes de clube", afirma. "No fim, vamos ter equilíbrio e bons jogos."

Apenas duas das oito equipes que disputaram o Nacional no ano passado continuam na competiçao, com o mesmo nome ou na mesma cidade. É o caso do BCN e da Arcor/Santo André. O BCN, da estrela do campeonato Paula, estréia em casa. Joga, às 20 horas, no ginásio Prof. José Liberatti, contra o Sport/Emulsao Scott (que tem seis ex-jogadoras de Osasco). Paula, que nao disputou o Campeonato Paulista por causa do ranking, volta para a alegria do público e vai atuar como armadora-ala ao lado de Claudinha.

O BCN é um dos favoritos, ao lado da equipe de Santo André que viajou para enfrentar o Botafogo (time de Ourinhos "emprestado" ao Rio), às 21 horas, no jogo que a Globosat/SporTV mostra ao vivo. O terceiro candidato ao título é o Paraná Basquete, que estréia às 20 horas, em Sao Caetano do Sul contra o Santa Maria. No mesmo horário, Toledo e Vasto Verde/Irmaos Zen (SC) jogam em Araçatuba.

Os problemas para montar o Campeonato Nacional foram muitos. Apenas para lembrar, várias jogadoras da seleçao, como Adriana e Roseli e da importância da pivô Karina estavam desempregadas até a semana passada. Adriana e Karina, mais Branca, sem clube há oito meses, foram parar no Sport, de Recife, por açao de um agente. Roseli foi contratada pelo Toledo, na última hora - o nome da jogadora nem consta da listagem distribuída. Além do mais, o Araçatuba só ganhou a vaga porque a Uniban/Sao Bernardo se desfez. Jogadoras da seleçao, como as pivôs Alessandra, Cíntia Tuiu e Leila estao atuando na Europa.,p>Assim, as 14 rodadas do turno e returno devem servir para que times, montados à última hora, adquiram entrosamento e a disputa deve ser mais acirrada nos playoffs.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;