Esportes Titulo
Jeito paizão de Scarpino conquista elenco do Tigre
Thiago Silva
Do Diário do Grande ABC
27/07/2010 | 10:02
Compartilhar notícia


Principal responsável pelo acesso do São Bernardo à elite do Campeonato Paulista e pelo bom início na Copa Paulista, o técnico Ruy Scarpino, 48 anos, demonstra no dia-a-dia que tem a confiança do elenco, com seu jeito paizão. "Trabalhamos muito com cada um. E eu não preciso esculhambar ou xingar alguém para que eles me obedeçam", explicou o comandante.

Quem comprova o estilo do técnico é o atacante Ney Mineiro, principal artilheiro na história do clube, com 23 gols. "Ele deu nova cara ao São Bernardo e tem o grupo na mão. Ninguém desanima aqui, mesmo os jogadores que não vêm atuando", afirmou o atleta.

O preparador físico do Bernô, David Marques, também elogiou o técnico. "A gente planeja tudo e ele me dá total liberdade", disse . "Para brigar com ele, precisa ser bom de briga, pois ele é muito calmo", completou.

A postura do treinador deu resultados logo no início do ano, quando chegou ao Tigre. Na época, Scapino, que encontrou a equipe na zona de rebaixamento da Série A-2, mudou história do time no torneio. "O que fiz foi não trazer pressão para os atletas e dá liberdade para que a qualidade deles aflorasse. Isso eu aprendi na época de jogador", lembrou.

Jogador, na verdade, que não fez muito sucesso, pelo menos nacionalmente. Scarpino foi goleiro e começou a carreira aos 17 anos, no time de mesmo nome de sua cidade - Vitória-ES. Ainda passou por Portuguesa, Ferroviária, Santa Cruz-PE e Rio Branco. Porém, se Ruy atleta não teve o sucesso esperado, ao menos ajudou o hoje treinador. "Ser goleiro facilitou meu trabalho como técnico, pois eu tinha visão periférica da partida e aprendi a enxergar melhor os esquemas táticos", destacou.

Apesar de não ter sido jogador de destaque, Scarpino garante que era bom no que fazia. "Nunca fui o melhor, mas não era o pior. Não me lembro de ter tomado algum frango" brincou Scarpino.

Terminou a carreira de atleta aos 37 anos no Moto Club, do Maranhão, e se tornou técnico na mesma equipe. Passou por diversos clubes, entre eles o Ituano, onde conquistou o Campeonato Paulista de 2002 - os grandes da Capital não participaram - e a Série C do Brasileiro de 2003. Ele comandou também o Santo André, em 2006, na Série B do Brasileiro.

América-RN, Taquaritinga, Rio Branco, Ceará, Noroeste foram outros clubes que tiveram Scarpino como treinador. "Nunca tive problema com nenhum jogador e sempre tive bom relacionamento."

Agora, ele almeja voos mais altos com o Tigre. "Aqui, nós temos projeto e queremos que o nome (do time) do São Bernardo seja conhecido nacionalmente. Vamos em busca disso e conquistar vaga na Série D do Nacional."

Suspenso, Zé Forte desfalca time novamente

O volante Zé Forte vai desfalcar o São Bernardo na partida contra o Pão de Açúcar, às 15h de amanhã, no 1º de Maio, pela terceira rodada do Grupo 4 da Copa Paulista. O atleta foi julgado ontem pelo TJD (Tribunal Justiça Desportivo) da FPF (Federação Paulista de Futebol) pela expulsão na primeira rodada, contra o Barueri, e pegou dois jogos de suspensão - ele já cumpriu um diante do Atlético Sorocaba.

O jogador deve retornar somente no domingo, contra o São José, fora de casa. Sem Zé Forte, Daniel Pereira, revelação das categorias de base do próprio clube, vai continuar no time titular.

Outro desfalque do Tigre será o lateral-esquerdo Maciel, expulso na vitória sobre Sorocaba. Thiaguinho é o substituto imediato, mas o técnico Ruy Scarpino deve improvisar o ala-direito Nydion no setor e manter o meia Pio pela direita. Outra alteração é deixar o também meia Leandro Gobatto na lateral esquerda.

"Temos várias opções e ainda vou decidir", destacou o treinador, que espera por uma partida complicada. "O elenco deles está entrosado, pois manteve a base da Série A-2", completou.

Disponíveis - Os torcedores já podem comprar os ingressos para a partida entre São Bernardo e o Pão de Açúcar. O bilhete está à venda por R$ 5 na lojas A Esportiva do Shopping Metrópole e Reply da Rua Marechal Deodoro (Centro de São Bernardo) e no próprio local da partida, o Estádio 1° de Maio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;