Economia Titulo
Ano do Brasil na França alavanca vendas de produtos brasileiros
Do Diário OnLine
Com Agências
11/07/2005 | 09:27
Compartilhar notícia


As vendas de produtos brasileiros na França, de abril a junho deste ano, somaram R$ 450 milhões devido às atividades do Ano do Brasil na França, segundo informou o presidente da Apex (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos), Juan Quirós. A entidade, em parceria com cerca de mil empresas nacionais, já promoveu seis eventos com grandes redes de vestuário e supermercados franceses, como o Carrefour. Até o fim deste ano, a agência deve investir R$ 10 milhões nas atividades do Ano do Brasil na França.

Para Quirós, as vendas mostram que os empresários franceses descobriram que os produtos brasileiros são bons e rentáveis. As Galerias Lafayette, principal rede de lojas do país europeu, são um exemplo. Em junho, a rede francesa, a Embaixada do Brasil na França e a Apex promoveram naquele centro de compras a Aquarela do Brasil, exposição de bebidas, comidas, calçados, acessórios, cosméticos, jóias, peças de decoração e outros produtos brasileiros, durante 25 dias. O projeto foi o maior evento comercial brasileiro na França e o investimento da Apex chegou a 400 mil euros.

Segundo o presidente da agência, a circulação de clientes nas Galerias Lafayette aumentou 12% e o faturamento da rede, 10%, por causa dos produtos e performances de artistas e estilistas brasileiros nas lojas. "Fazer um evento com o Brasil dá dinheiro, dá retorno", definiu Quirós à Agência Brasil. A iniciativa permitiu também a pequenos e médios empresários brasileiras exportar pela primeira vez, como o caso de Raquel Salgado, da Rasa Acessórios.

Há dez anos no ramo de bijuterias e com lojas nas cidades de Juiz de Fora (MG) e Vitória (ES), Raquel Salgado vendeu 1,5 mil peças (colares, pulseiras, chaveiros, broches de tecido e metal) para as Galerias Lafayette. Agora, ela já tem propostas de exportação para Alemanha, Itália, Escandinávia e Chile. "Se você passa pelo crivo internacional, o cliente passa a ver o seu produto de forma diferente".

Juan Quirós informou que serão montados quiosques em Paris onde os franceses poderão degustar o churrasco brasileiro, polpas de fruta, sucos, acarajé e caipirinha. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai acompanhar as comemorações em Paris.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;